Pintarroxo-rubro: características, habitat, reprodução e alimentação
Pintarroxo-rubro ( Agraphospiza rubescens ) é uma espécie de ave da família Fringillidaea que pertence ao gênero Agraphospiza.
Assemelha-se ao nativo bullfinch escarlate , com o qual há muito é co-gênero.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
No entanto, devido a estudos de genética molecular a partir de 2012, a espécie passou a ser incluída no gênero monotípico Agraphospiza. A espécie rara habita partes do Himalaia e oeste da China.
Características do pintarroxo-rubro
O pintarroxo-rubro tem aproximadamente o tamanho de um Greenfinch com 15 cm. O comprimento da asa masculina é de 80–85 mm, a feminina 76–81 mm. O comprimento da cauda é entre 49 e 55 mm.
Os sexos diferem significativamente na coloração da plumagem. A cabeça do macho é vermelha brilhante, a parte superior é ligeiramente mais escura com duas barras de asa vermelhas mais claras.
As laterais do corpo são avermelhadas, o ventre é mais claro a bege. A fêmea é monocromática marrom-oliva na parte superior e às vezes tem um tom avermelhado. O lado de baixo é mais claro para bege.
A plumagem juvenil se assemelha à da fêmea. Os machos no primeiro inverno são menos coloridos na parte superior do que os espécimes adultos.
A espécie é monotípica . As aves da província chinesa de Yúnnán são ligeiramente mais escuras e foram anteriormente descritas como uma subespécie saturadora .
Habitat do pintarroxo-rubro
O pintarroxo-rubro pode ser encontrado em clareiras abertas em florestas de coníferas, mistas e de bétulas. Ocorre no verão em altitudes de até 4.000 m e migra para altitudes mais baixas entre 1.500 e 2.500 m no inverno.
Distribuição geográfica
O pintarroxo-rubro habita o Himalaia desde o centro do Nepal e oeste do Tibete até o leste de Sikkim , Butão e Arunachal Pradesh . Habita o oeste e noroeste de Yúnnán, oeste e centro de Sichuan e sudeste de Gānsù .
Reprodução do pintarroxo-rubro
A reprodução do pintarroxo-rubro é muito mal documentado, dados antigos mostrando jovens deixando o ninho e adultos em condições reprodutivas em meados de abril sugerem nidificação precoce. Os ovos nunca foram descritos na natureza.
Alimentação do pintarroxo-rubro
O pintarroxo-rubro se alimenta de partículas de vegetais retiradas principalmente do solo.
Estado de conservação
A espécie é descrita como rara, incomum ou sedentária localizada na literatura, mas BirdLife International (2010) não a considera ameaçada.