Pintassilgo-americano: características, reprodução, alimentação, canto e habitat
O pintassilgo-americano ( Spinus tristis) é uma pássaro da família Fringillidae conhecido como pintassilgo oriental ou canário selvagem, é um pequeno pássaro migratório Norte-Americano.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o pintassilgo-americano é uma das várias espécies originalmente descritas por Linnaeus, 1758, que se caracteriza por mudar completamente de plumagem e por um acentuado dimorfismo sexual.
No verão, o macho tem uma plumagem amarela brilhante para atrair as fêmeas durante a época de reprodução e, no inverno, muda para uma plumagem que varia de verde-oliva a marrom. As fêmeas têm uma plumagem amarelo-acastanhada opaca que clareia no verão.
O pintassilgo-americano é um comedor de grãos e é bom em consumir sementes com seu bico afilado e pernas articuladas para se agarrar aos caules das plantas enquanto se alimenta. É uma ave social que se reúne para se alimentar e migrar.
Características do pintassilgo-americano
O pintassilgo-americano é um pequeno pássaro que mede entre 11 e 13 cm de comprimento e com uma envergadura entre asas de 19 a 22 cm.
Esta espécie pesa entre 11 e 20 gramas, o bico é pequeno, cónico e rosado a maior parte do ano, mas torna-se alaranjado na muda da primavera, em ambos os sexos.
A forma e o tamanho do bico ajudam a extrair sementes de cardos, girassóis e outras plantas que compõem sua dieta.
Sua plumagem muda duas vezes, na primavera e no outono, o dimorfismo sexual, que afeta a cor da plumagem, é mais perceptível após o camundongo da primavera, quando o macho veste cores brilhantes para atrair a fêmea.
Além disso, a cada muda é completa e não progressiva, todas as penas caem, exceto a cauda e as asas, que são verde-oliva ou marrom nas fêmeas e pretas nos machos, com faixas brancas sempre presentes.
Reprodução do pintassilgo americano
Nidifica nas copas das araucárias mais altas e também nos cafeeiros. A fêmea constrói o ninho na forma de uma pequena tigela, com raízes finas, descobertas ou forradas de penas e crina, na forquilha de árvores ou arbustos, a pouca altura do solo (3 a 4 metros).
Os ovos são brancos com pouco azul celeste, às vezes com algumas manchas marrons, e medem cerca de 16 por 12 milímetros.
A incubação também é um trabalho para a fêmea, e o macho pode alimentá-la durante esse período.
Além disso, a cada ninhada geralmente tem entre 3 e 5 ovos, com 2 a 4 ninhadas por temporada, os filhotes nascem aos 13 dias e atingem a maturidade sexual aos 10 meses.
Alimentação
O pintassilgo-americano se alimenta de sementes, principalmente sementes de flores e pequenos frutos secos, de revestimento duro.
Habitat
Esta espécie de ave habita mata secundária aberta, árvores em plantações e quintais, pinhais e cerrados.
Fotos do pintassilgo americano
Canto do pintassilgo americano
Distribuição geográfica
O pintassilgo-americano ocorre em praticamente em todo o Brasil, com exceção da Região Amazônica e Nordeste.