Pintassilgo-negro: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Pintassilgo-negro ( Spinus atratus ) é uma espécie de passeriforme da família Fringillidae típica das montanhas do oeste da América do Sul .
É uma ave que vive na Puna ( altiplano andino ), um lugar caracterizado por ser desértico e estar em grande altitude. Também chamado pintassilgo boliviano
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pintassilgo-negro
O macho adulto distingue-se pela sua cor preta muito escura e amarelo muito intenso, enquanto a fêmea é mais clara e o amarelo é mais extenso no ventre .
Em caso de dúvida sobre o sexo, você pode pegar a ave na mão e abrir uma de suas asas; na fêmea a faixa amarela da asa deve ser estreita e no macho deve ser larga.
Além disso, ajuda a virá-lo para vê-lo por baixo; na fêmea observam-se penas amarelas dispersas, desde o ventre até ao peito e no macho, a cor preta escura é contínua.
Além disso, os machos costumam levantar as penas da cabeça, como uma crista .O sexo pode ser verificado segurando-o na mão e soprando na cloaca ; o macho tem ligeiramente para fora, mais ou menos do tamanho de um grão de arroz, mais ou menos, e a fêmea tem arredondado.
A importância de distinguir entre machos e fêmeas está na hora da compra pois é costume soltar as fêmeas quando são capturadas, já que não cantam e não tem valor na jaula.
Habitat do pintassilgo-negro
Seu habitat natural no Peru e na Bolívia são os altos planaltos e páramos andinos (“a Puna “), entre 3.500 e 4.500 m de altitude , caracterizados por encostas, com rochas e grama, pontilhadas de arbustos.
Em Arequipa ( Peru ) você pode encontrar pintassilgos a partir de 2600 metros acima do nível do mar.
Na Argentina , onde vive a uma altitude entre 2.000 e 3.000 metros acima do nível do mar, é localmente abundante.
No Chile é encontrada na alta cordilheira da zona norte, áreas de puna, perto de riachos, em cavidades arbustivas e arborizadas, de 3.500 a 4.800 metros acima do nível do mar.
Para se adaptar à relativa escassez de oxigênio no ar do Altiplano, seu sangue contém maior número de glóbulos vermelhos do que outras aves que vivem nas terras baixas, o que garante a oxigenação de seus tecidos .
Eles vivem em um ambiente muito ventoso, com temperaturas máximas de +20 e -22 °C. Portanto, seu organismo está adaptado a grandes flutuações diurnas e noturnas de 20 °C de temperatura.
O problema da temperatura não é um inconveniente para ele; o problema básico é a escassez de alimentos e locais adequados para nidificar.
Fora da época de reprodução e em certas épocas do ano, é encontrado em altitudes mais baixas: no Peru a 2.335 msnm e na Argentina de 750 a 1.390 msnm.
Reprodução do pintassilgo-negro
Imediatamente após a estação chuvosa, com a floração das plantas compostas, inicia-se a reprodução. Em Puno ( Peru ) eles vivem com vários graus Celsius abaixo de zero, temperatura a que estão acostumados.
Na primavera, sobe um pouco e conforme as horas de sol aumentam é quando começam a entrar no cio e se reproduzem até o final do verão.
Eles nidificam colonialmente, cada par ocupando seu pequeno território próximo. As temperaturas suportadas durante a época de reprodução são no máximo 17 °C ao meio-dia, pelo que as crias devem ser protegidas do frio.
Consiste em três ovos, às vezes quatro.
Os filhotes eclodem após duas semanas de incubação e saem do ninho entre 16 e 18 dias. Eles os alimentam com sementes imaturas.
Normalmente, a menos que as condições ambientais coincidam favoravelmente com a abundância de alimentos, uma segunda ninhada não ocorre durante o ano.
Alimentação do pintassilgo-negro
alimenta de sementes de plantas herbáceas e arbustos com complemento de grãos de cereais cultivados (cevada e trigo) e alguns insetos.
Canto do pintassilgo-negro
É fácil vê-lo e ouvi-lo em época de acasalamento pousado num fio de luz ou noutro local bem visível. O mais comum é ouvir as notas de contato emitidas por um bando em voo nó- nó- nó.
Empoleirados costumam emitir uma nota nasal de alarme, se se sentirem descobertos (chío) e outra que emitem normalmente quando se movem suit-suit. Eles têm a nota característica de agressividade, semelhante à dos pintassilgos europeus para afastar um rival.
Em cativeiro observa-se um tipo de canto lento, suave e melódico de notas variadas encadeadas em uma frase, e outro canto rápido, contínuo e forte feito com as asas abaixadas usadas no cortejo da fêmea.