Pinto-d’água-carijó ( Coturnicops notatus ) é uma de ave da subfamília Rallinae da família Rallidae que pertence ao gênero dos Coturnicops.
Pode ser encontrada na Argentina , Brasil , Guiana , Paraguai , Uruguai e Venezuela .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pinto-d’água-carijó
O pinto-d’água-carijó tem 13 a 14 cm de comprimento e pesa cerca de 30 g . Os sexos são iguais. Os adultos têm plumagem marrom muito escura com manchas brancas na parte superior e barras brancas na parte inferior.
Habitat do pinto-d’água-carijó
Habita principalmente pântanos densos, pântanos, savana gramada e campos de arroz e alfafa, mas também é encontrado nas bordas de florestas úmidas. Em elevação, varia do nível do mar até 1.500 m.
Reprodução do pinto-d’água-carijó
A época de reprodução do trilho salpicado é praticamente desconhecida; no sul parece incluir dezembro e na Venezuela agosto. Nada mais se sabe sobre sua biologia reprodutiva.
Comportamento
Alguns autores propõem que a sardinha seja migratória, reproduzindo-se no sul e invernando no norte. No entanto, há muitos registros de aves no Brasil, Paraguai e Uruguai durante o inverno austral , e aves em condições de reprodução foram observadas na Venezuela.
O SACC não possui registros de reprodução da Guiana, mas registra a reprodução nos quatro países de sua área central e na Venezuela.
Alimentação do pinto-d’água-carijó
Quase nada se sabe sobre a técnica de forrageamento ou dieta do trilho-pintado. Este último é conhecido por incluir sementes de gramíneas e artrópodes .
Estado de conservação do pinto-d’água-carijó
A IUCN avaliou o trilho salpicado como sendo de menor preocupação, embora seu tamanho populacional não seja conhecido e acredita-se que esteja diminuindo. Nenhuma ameaça imediata foi identificada.
Os registros são muito esparsos; a espécie é considerada difícil de encontrar, mas “até que mais evidências apareçam, melhor considerá-la genuinamente rara”.
Canto do pinto-d’água-carijó
No final de 2022, o xeno-canto não tinha gravações de vocalizações de trilhos salpicados e a Biblioteca Macaulay do Cornell Lab of Ornithology tinha apenas duas.
A espécie tem uma chamada “kooweee-cack”, uma chamada de alarme “keeee” assobiada e um alto “kyu” cuja finalidade é desconhecida.