Pinzão-de-óculos: características, habitat, reprodução e alimentação
Pinzão-de-óculos (Callacanthis burtoni) é uma especie de ave da família Fringillidae que pertence ao gênero dos Callacanthis.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie ocorre exclusivamente nas altas montanhas asiáticas. A espécie é atualmente classificada como Pouco Preocupante pela IUCN.
Características do pinzão-de-óculos
O pinzão-de-óculos atinge um comprimento corporal de dezessete a dezoito centímetros, um dimorfismo sexual é dado em pequena extensão, as fêmeas são um pouco mais marrom-acinzentadas em geral, eles não têm as marcas de rosto laranja.
O macho do pinzão-de-óculos é de cor castanha em geral, a parte superior do corpo é ligeiramente mais escura. A cabeça, as asas e a cauda são pretas.
A testa e a área ao redor dos olhos são laranja avermelhada, as pontas dos grandes élitros e asas são brancas. Os pés e o bico são cor de chifre claro, os olhos são castanhos.
Habitat do pinzão-de-óculos
O habitat destas aves é representado por pinhais e florestas submontanas e montanas de rododendros entre os 2000 e os 3500 m de altitude, descendo durante os meses de inverno até aos 1000 m de altitude.
Distribuição geográfica
O pinzão-de-óculos ocupa uma área que inclui as encostas sul e oeste do Himalaia, do nordeste do Paquistão a Sikkim , passando por Caxemira , Himachal Pradesh , Uttarakhand e Nepal : também foi recentemente atestado que ocorre no sul do Tibete.
Reprodução do pinzão-de-óculos
A estação reprodutiva estende-se de meados de maio a agosto: durante este período os machos cortejam insistentemente as fêmeas seguindo-as e cantando.
É uma espécie monógama , com os casais a mostrarem-se bastante territoriais face a intrusos que inadvertidamente se devem aproximar demasiado do ninho, sendo os vários ninhos construídos a cerca de 150 m uns dos outros.
O ninho em forma de xícara é construído pela fêmea sozinha a 3–21 m do solo em uma conífera , tecendo galhos e folhas de grama e forrando o interior com pêlo e agulhas de pinheiro: dentro, ela põe 3 -4 ovos.
Alimentação do pinzão-de-óculos
A dieta do pinzão-de-óculos é maioritariamente granívora , composta por sementes e grãos de abeto e cedro do Himalaia, além de ser composta também por outros alimentos de origem vegetal (brotos das referidas plantas, bagas de espinheiro , casca de rododendro ).
Estado de conservação
A espécie tem uma grande área de distribuição e uma grande população com desenvolvimento estável e acredita-se que não esteja exposta a nenhuma ameaça substancial.
Com base nesses critérios, a união internacional de conservação IUCN classifica as espécies como viáveis (LC). A população mundial não foi estimada, mas é descrita como localmente comum a escassa.