Pitohui: características, reprodução, alimentação, veneno e habitat
O Pitohui (Pitohui dichrous) é um pássaro da família Oriolidae conhecido também como pitohui encapuzado, encontrado nas florestas tropicais da Nova Guiné.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esse pássaro é um dos poucos no planeta conhecido por ser venenoso além desse, há mais duas espécies o Ifrit de capa azul e o
Little Shrikethrush.
O pitohui possui em sua pele e nas penas uma toxina chamada de batracotoxina, o mesmo composto presente nas rãs Dendrobatidae.
Apesar de ser um pássaro bastante conhecido na Nova Guiné o seu veneno foi descoberto recentemente, e pouco se sabe sobre sua vida.
Esta ave ainda esta sendo estudo para sabe se é uma ave diurno, onde consegue, de alguma forma, absorver o veneno e depositá-lo em seu próprio corpo.
Os nativos das ilhas onde vive a ave não a comem, sabendo que o veneno causa dormência e paralisia da boca.
Você pode reconhecer a toxicidade conhecendo a cor da espécie, o pitohui marrom é pouco venenoso, ao contrário do pitohui de penas com suas penas vermelhas e pretas, é o mais venenoso deles.
Características do pitohui
O pitohui é uma ave canora de tamanho médio com rica plumagem castanha e preta, esta espécie é uma das poucas aves venenosas conhecidas, contendo uma variedade de compostos de batracotoxina em sua pele, penas e outros tecidos.
ALém disso, acredita-se que essas toxinas sejam derivadas de sua dieta e podem funcionar tanto para deter predadores quanto para proteger a ave de parasitas.
Reprodução do pitohui
Pouco se sabe sobre a reprodução do pitohui e seus parentes devido às dificuldades de estudar a espécie no alto do dossel da Nova Guiné.
Alimentação
Esta espécie de ave se alimenta de frutas, particularmente figos, sementes de gramíneas, alguns insetos e outros invertebrados, e possivelmente pequenos vertebrados.
Habitat
O pitohui habita na floresta tropical, habitats de borda de floresta e crescimento secundário e, às vezes, florestas de mangue.
Pitohui possui veneno que pode matar
A toxina presente na pele e penas das aves Pitohui tem a capacidade de causar paralisia no corpo dos seres vivos, inclusive nos músculos do coração, o que pode levar à morte.
Distribuição geografica
O pitohui é uma ave endêmico das ilhas da Nova Guiné e pode ser encontrada em toda a ilha principal e também na ilha vizinha de Yapen.