Policia-do-mato (Granatellus pelzelni) é uma ave que pertence á família Cardinalidae, conhecido também como policial-do-sul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta é uma espécie encontrada na Bolívia, Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela, e os seus habitats naturais são as florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.
Subespécies
A policia-do-mato possui duas subespécies reconhecidas:
– Granatellus pelzelni pelzelni: ocorre da região tropical do sudeste da Venezuela até a Guiana, Suriname, noroeste do Brasil e norte da Bolívia;
– Granatellus pelzelni paraensis: ocorre na região tropical do norte do Brasil, no leste do estado do Pará.
Características da policia-do-mato
A policia-do-mato é uma ave que mede cerca de 12 centímetros de comprimento e pesa entre 10 e 12,5 gramas.
Com relação ao macho tem a cabeça preta com uma faixa branca atrás dos olhos, garganta branca e restante das partes inferiores vermelho-rosado e a fêmea tem o alto da cabeça cinza-azulado e a testa, laterais da cabeça e restante das partes inferiores marrom-canela.
Reprodução da policia-do-mato
A policia-do-mato é uma ave que põe ovos completamente brancos.
Alimentação
Esta ave acompanha bandos mistos de pequenos pássaros que se alimentam de insetos.
Habitat
Esta espécie habita na copa e as bordas de florestas decíduas e de capoeiras altas, e à altura média em florestas densas ao longo de rios.
A policia-do-mato permanece a maior parte do tempo em emaranhados de cipós próximos à copa, porém, às vezes, desce até os arbustos baixos às margens de rios ou nas bordas de florestas.
Canto da policia-do-mato
O canto da policia-do-mato é uma série de assobios suaves e ascendentes.
Distribuição geográfica
A policia-do-mato esta presente na maior parte da Amazônia brasileira, tanto ao norte do Rio Amazonas, do Rio Negro para leste até o Amapá, quanto ao sul, do Rio Madeira para leste até o Maranhão, estendendo-se em direção sul até o Mato Grosso e Goiás.