A pomba-botafogo ( Patagioenas subvinacea) é uma ave da família Columbidae, que pode ser encontrada nas Américas Central e do Sul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, assim como os outros pombos do Novo Mundo, ele estava anteriormente unido aos seus parentes do Velho Mundo no gênero Columba.
No entanto, hoje o gênero do Novo Mundo Patagioenas é reconhecido como distinto novamente.
Espécies
A pomba-botafogo possui oito subespécies reconhecidas:
– Patagioenas subvinacea subvinacea – ocorre na Costa Rica e no Panamá;
– Patagioenas subvinacea berlepschi – ocorre na costa do Pacífico, do Panamá ao Equador;
– Patagioenas subvinacea anolaimae – ocorre no NE da Colômbia e O da Venezuela;
– Patagioenas subvinacea peninsularis – ocorre no NE da Venezuela, na região da península de Paría;
– Patagioenas subvinacea ruberrima – ocorre no NO da Colômbia;
– Patagioenas subvinacea recondita – ocorre ao sul da região Amazônica (RO, MT);
– Patagioenas subvinacea purpureotincta – ocorre ao norte do rio Amazonas (AM, RR, PA, AP) e também Venezuela e Guianas;
– Patagioenas subvinacea ogilviegranti – ocorre no SE da Colômbia em direção sul até o L da Bolívia;
Características da pomba-botafogo
A pomba-botafogo é uma ave que mede de 27 a 31 centímetros, possui a coloração geral cinza violácea, muito parecida com a pomba amargosa, com quem divide espaço na Amazônia, diferindo-se desta pela tonalidade e pela coloração da íris, vermelha na botafogo e branca na amargosa.
Além disso, os seus cantos também são diferentes, o que facilita a identificação, já que é mais fácil ouvi-la do que vê-la, nas copas das árvores.
Reprodução da pomba-botafogo
O ninho é construído com pequenos galhos frouxamente entrelaçados, geralmente em uma bifurcação ou mesmo em um galho de pequenas árvores, geralmente a cerca de 5 metros (16 pés) acima do solo.
Um único registro na América do Sul mostrou que cada ninhada tem apenas um ovo e a época de reprodução da espécie é entre junho e julho.
Alimentação
A pomba-botafogo se alimenta de frutos pequenos que consegue nas árvores, e ocasionalmente desce ao chão para comer sementes e frutos caídos.
Habitat
Esta espécie de pompa habita em matas de terra firme e de várzea, áreas abertas arborizadas e matas secas, encontrada aos pares ou formando famílias.
No entanto, pode ser mais comum em matas secundárias ou em capoeiras do que em matas primárias em decorrência da frutificação sazonal de certas árvores e arbustos.
Fotos da pomba-botafogo
Canto da pomba-botafogo
O canto do pomba-botafogo é diferente dos demais ela emite o som de who-cooks-for-you, porém ela mais ouvida do que vista, porém ás vezes pousa visivelmente sobre a copa.
Distribuição geografica
Apresenta ampla distribuição na Amazônia, incluindo todos os estados amazônicos e todos os países vizinhos, da Guiana à Bolívia.