Pomba-de-coleira (Patagioenas fasciata) é uma especie de ave da família dos Columbidae que pertence ao gênero dos Patagioenas.
Seus parentes mais próximos são o pombo chileno e o pombo de cauda anelada , que formam um clado de Patagioenas com uma faixa caudal terminal e plumagem iridescente no pescoço.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Existem pelo menos 8 subespécies, e algumas autoridades dividem esta espécie em pombo-de-rabo-bandado ( Patagioenas fasciata ) e pombo-de-rabo-branco.
Características da pomba-de-coleira
A pomba-de-coleira é a maior espécie de pombo da América do Norte. Mede de 35 a 39 cm de comprimento e pesa de 250 a 450 gramas, correspondendo ao tamanho de um pombo urbano. Não há dimorfismo sexual.
A plumagem é cinzenta e ligeiramente mais escura na parte superior. A cabeça e as partes inferiores têm uma coloração rosa, especialmente os machos.
O ventre é bastante claro, o bico e as patas são amarelos, mas a ponta do bico é preta. Os adultos têm uma área escamosa verde brilhante na parte de trás do pescoço, com uma fina faixa branca acima dela. A maioria das subespécies tem uma faixa transversal escura na cauda.
Habitat da pomba-de-coleira
Vive nas terras altas da borda ocidental das Américas e migra para as planícies costeiras no inverno. Seu alcance se estende desde a Colúmbia Britânica , Utah e Colorado, passando pelo México e América Central até o norte da Argentina . Ela é uma das educadoras parciais .
A forma que se distribui ao sul da Costa Rica é ocasionalmente considerada como uma espécie separada Patagioenas albinea .
Reprodução da pomba-de-coleira
A ninhada da pomba-de-coleira consiste em um ovo. O período de incubação é de 18 a 19 dias. Os pássaros jovens voam após quatro a cinco semanas. Fora da época de reprodução, muitas vezes se junta em enxames de até cinquenta animais.
Alimentação da pomba-de-coleira
A pomba-de-coleira alimenta-se principalmente de sementes.
Canto do pomba-de-coleira
Sua voz é grave e parecida com a de uma coruja , geralmente em chamadas de duas sílabas que aumentam e depois diminuem ( huu-ooh ) com espaçamento uniforme entre as chamadas. Ele também faz uma variedade de sons estridentes por vários motivos.