Pomba-galega: características, reprodução, alimentação e hábitos
A pomba-galega (Patagioenas cayennensis) é uma ave da família Columbidae, também conhecida como pomba-dourada, pocaçu, pomba-pocaçu, pomba-santa-cruz, pomba-verdadeira, pomba-legítima, pomba-mineira, pomba-do-peito-roxo.
Esta é uma pomba de porte grande, presentes em áreas abertas com árvores isoladas, margens de rios, bordas de florestas, capoeiras e manguezais.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da pomba-galega
A pomba-galega mede entre 25,5 e 26,5 centímetros de comprimento e pesa entre 167 e 262 gramas.
Além disso, esta ave possui alto da cabeça, pescoço, manto e peito são da cor vinho, o restante da plumagem é cinza-azulado, a nuca tem reflexos metálicos.
A pomba-galega possui plumagem cor vinho no alto da cabeça, pescoço, costas e peito, e o restante do corpo é cinza-azulado, com reflexos metálicos na nuca e penas da cauda pardo-claras.
Reprodução da pomba-galega
Durante a época de acasalamento (setembro a dezembro), os machos brigam violentamente e chegam a cair juntos no chão.
Durante o namoro, o macho geralmente se curva para a fêmea, os pares são inseparáveis e formam ninhos tão finos que, se você os olhar de baixo, poderá ver os ovos. Normalmente 2 ovos brancos são colocados.
Alimentação
A pomba-galega é uma ave granívora e frugívora, com um rápido movimento lateral do bico vira as folhas mortas para descobrir sementes e frutos caídos, esse movimento também é utilizado para extração de sementes em fendas.
Hábitos
Esta espécie vive à beira da floresta, geralmente empoleirado em embaúbas e árvores espalhadas nas margens dos rios.
A pomba-galega move-se no chão com passos pequenos e rápidos; a cada passo para a cabeça para poder observar melhor os arredores.
Ela não esconde a cabeça entre as penas traseiras para dormir, gosta de tomar banho.
Depois que o macho cortejou a fêmea, ela cortejou o macho, comum em campos com árvores isoladas, árvores ribeirinhas, bordas de matas, matagais e manguezais.
Vive sozinho ou aos pares e forma bandos fora da época de reprodução. Ele pousa no alto das árvores, geralmente em locais conspícuos.
Fotos da pomba-galega
Distribuição geográfica
A pomba-galega esta presente em todo o Brasil, e também do México à Argentina e Uruguai.