O pombo coroado Victoria (Goura victoria) é uma espécie de pombo de grande porte, pertencente a familia Columbidae.
De coloração cinza-azulado, com elegantes penachos azuis parecidos com laços, peito marrom e íris vermelha.
O pombo coroado Victoria faz parte de um gênero de três pombos muito grandes, nativos da região da Nova Guiné.
Além disso, o pássaro pode ser facilmente reconhecido pelas pontas brancas originais em suas cristas e pelos sons que emite e o seu nome é uma homenagem à Rainha Vitória.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pombo coroado Victoria
O pombo coroado Victoria é considerada a maior pomba do mundo, ele pode medir até 80 cm e pesar 2 kg, a sua plumagem azul-cinzenta com destaque escuro nas asas faz com que a sua cor seja reluzente ao Sol.
É azul claro na região do peito, assim como na face e na região do estômago, tem olhos vermelhos rodeados por uma faixa azul escura.
Seu grande diferencial consiste em uma crista, também azul, que forma um leque no topo de sua cabeça, o bico é cinza muito escuro, às vezes preto.
Também, semelhante a outras espécies de pombos, os pés e as pernas do Goura Victoria são tingidos de carmesim.
Não há muita diferença entre os sexos, fora isso o macho é um pouco maior que a fêmea e a plumagem é mais clara.
Reprodução do pombo coroado Victoria
A reprodução atinge o pico no final da estação chuvosa e na estação seca, quando o macho se aproxima da fêmea, ele abaixa a cabeça, se estica para a frente e move ritmicamente a cabeça para cima e para baixo enquanto simultaneamente abre o rabo.
Embora a fêmea cuide deles mais diretamente, ambos os pais ajudam a criar os filhotes, a fêmea geralmente põe um único ovo branco em um ninho de árvore bem construído, feito de caules, gravetos e folhas de palmeira.
Nas semanas que antecedem a postura dos ovos, o macho traz material de nidificação para a fêmea. O ovo é incubado por cerca de 30 dias, os filhotes deixam o ninho quando são muito menores que seus pais, mas são ativamente cuidados por um total de 13 semanas.
Alimentação
O pombo coroado Victoria se alimentam de frutas e sementes do chão, ele geralmente são imensas variedades de sementes, frutas, castanhas e até invertebrados, elas gostam principalmente de figos selvagens.
Habitat
Esta espécie de pombo é distribuído nas terras baixas e florestas pantanosas do norte da Nova Guiné e ilhas vizinhas em áreas que eram antigas planícies aluviais , incluindo florestas de sagu.
Comportamento
Como outros pombos coroados, o pombo coroado Victoria é uma espécie sociável, eles geralmente viajam em pares ou pequenos grupos em busca de comida.
Eles caminham vagarosamente pelo chão da floresta, e a sua dieta consiste principalmente de frutas caídas. As aves desta espécie gostam particularmente de figos em cativeiro.
Sementes e invertebrados podem ocasionalmente complementar a dieta, se perturbados, esses pássaros voam direto para o dossel ou para um grande galho horizontal de uma grande árvore da floresta.
Fotos do pombo coroado victoria