Pombo de granada: características, reprodução, alimentação e habitat
Pombo de granada (Leptotila wellsi) é uma espécie de ave da família Columbidae que pertence ao gênero dos Leptotila.
Também conhecida como pombo comum , é uma espécie de pombo . A espécie ocorre exclusivamente em Granada . Foi considerada uma das espécies recentes de pombos mais ameaçadas do mundo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pombo de granada
O comprimento do corpo do pombo granada atinge até 31 centímetros, a cabeça é principalmente rosa, apenas a ponta da cabeça é marrom escura.
Além disso plumagem do pescoço é marrom amarelada, com um leve tom rosa, o pepino é branco. O peito é castanho-avermelhado. As coberturas da barriga e da cauda são brancas.
Essa espécie tem o manto, dorso e asas castanho-oliva, o bico é cinza escuro, a íris é marrom amarelada e há olheiras azuis sob os olhos. As pernas e os pés são roxos.
Habitat do pombo de granada
O pombo-de-granada é uma espécie pouco conhecida, endêmica da ilha de Granada, no Caribe. Ocorre aqui em altitudes de até 150 metros em áreas de mata seca com espinheiros .
Prefere as áreas que têm um dossel amplamente fechado e uma mistura de terreno aberto e vegetação densa. Historicamente, o pombo de Granada também foi encontrado em ilhas nas águas costeiras de Granada.
Os números populacionais da espécie provavelmente nunca foram altos. Devido às medidas de desenvolvimento e às mudanças de habitat associadas, o pombo de Granada tornou-se cada vez mais raro.
Em 1977 já estava extinta no norte da ilha, sendo apenas encontrada no oeste e sudoeste da ilha. O que é certo é que a espécie diminuiu cerca de 50% entre 1987 e 1991. Em 1998, restavam apenas cerca de 100 pombos de Granada.
Alimentação do pombo de granada
Pombos-de -granada foi documentada consumindo larvas de farinha foram observadas comendo frutas, sementes e grãos agrícolas.
Reprodução da pombo de granada
Os pombos-granadeiros são considerados territoriais e as estimativas atuais de abundância são baseadas nessa suposição.
lutas com essa espécie foram observadas na área de Hartman Mountain (Blockstein 1988), e o comportamento territorial de outras espécies de Leptotila varia.
Herbert Bright manteve pombos Leptotila em cativeiro na Inglaterra e documentou um casal reprodutor matando outros pombos importados relacionados em um aviário.
Bright chama esses pássaros de pombos de Well, embora suas descrições físicas dos pássaros sugiram que eles podem ter sido L. verraux importados de Tobago.
Estado de conservação da pombo de granada
Esta pomba é classificada como criticamente ameaçada pela BirdLife International . O governo de Granada – em cooperação com o Banco Mundial – estabeleceu duas zonas de reserva em 1996 para preservar a pomba:
Perseverance e adjacente Woodford Estates, que são adjacentes a um aterro sanitário e pedreira abandonada, no oeste da ilha e um santuário de c.150 acres (0,61 km 2 ) dentro do Mount Hartman Estate, uma antiga fazenda de gado do governo e plantação de cana-de-açúcar, no sul.
Pesquisas com câmeras na área do Monte Hartman falharam em registrar a presença de pombas-de-granada imediatamente após o furacão Ivan em 2005 e apenas dezoito encontros com pombas-de-granada ocorreram entre abril e dezembro de 2005.
De acordo com alguns estudos, o Santuário do Monte Hartman nunca foi considerado adequado para a sobrevivência da pomba e outras populações pouco estudadas estão localizadas ao longo da costa oeste nas bacias hidrográficas de Beausejour e Black Bay.
Fotos da pombo de granada
Ameaças
A principal ameaça ao pombo-de-granada é considerada a fragmentação do habitat (Birdlife International 2000). Já em 1947, Bond indicou que uma das principais causas de raridade e extinção da avifauna nas Índias Ocidentais era a destruição do habitat pelas atividades humanas.
Jackson e Associados observaram muitos fatores que poderiam afetar as populações de pombos de Granada, incluindo o desenvolvimento da terra, pastagem de gado e colheita de lenha, sendo a causa subjacente a falta de regulamentação do desenvolvimento da terra.
Poços de carvão ativos foram descobertos adjacentes ao centro de visitantes de pombas de Granada e danos de carvão foram observados em todas as áreas conhecidas do habitat de pombas de Granada durante as pesquisas de 2005.