Poupa-eurasiática: características, comportamento, reprodução, alimentação e habitat
Poupa-eurasiática (Upupa epops) é uma ave da ordem Bucerotiformes e da família Upupidae, conhecida também como boubela, poupão, poupa-pão e poupinha, é um pássaro bonito que influenciou várias culturas, sua aparência e seus costumes são muito curiosos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave é uma migradora sendo residente no sul de Portugal e Espanha. No entanto, devido a essa enorme distribuição e pertence ao curioso grupo de bucerotiformes, no qual também podem ser encontrados os calaus.
Características da poupa-eurasiática
A poupa-eurasiática possui 27 cm de comprimento e apresenta formas e coloridos característicos longa crista alaranjada, com extremidades negras, que ela pode abrir ou fechar em leque à vontade, bico comprido e cavado, asas e cauda pintalgadas de negro e branco.
Além disso, essa ave é reconhecido por sua aparência, ele possui um peito e uma cabeça cor de canela que contrastam com as asas e a cauda listradas de preto e branco, o que lhe confere uma imagem muito marcante tanto em voo quanto parado em algum galho.
Com relação ao seu modo de voar é especialmente característico, pois, além dessas asas curiosas, o que chama a atenção é seu voo errático, no qual realiza elevações após as quais fecha as asas, fazendo a ave parecer uma grande borboleta.
Comportamento da poupa-eurasiática
A poupa-eurasiática passa a maior parte do tempo no chão, por isso caminha como o estorninho e outras aves semelhantes. Isso ocorre por causa de sua maneira de comer.
Seu bico curvo é usado para peneirar as fezes dos animais, tornando-se uma espécie associada a animais de fazenda semelhantes à garça.
Reprodução da poupa-eurasiática
A época de reprodução é entre agosto e outubro, dependendo da distribuição geográfica. Cada ninhada contém de 2 a 6 ovos de cor verde-azulada.
Os filhotes eclodem após cerca de 17 dias de incubação, responsabilidade exclusiva da fêmea, e permanecem no ninho por cerca de um mês, recebendo cuidados parentais de ambos os genitores.
Talvez a principal característica dos ninhos de poupa construídos em cavidades de árvores seja seu odor fétido e extremamente desagradável.
O mau cheiro não se deve à falta de higiene no ninho, já que a fêmea costuma limpá-lo cuidadosamente de todos os detritos, mas representa uma estratégia contra os predadores.
As fêmeas e filhotes dessa espécie possuem uma glândula uropigial capaz de produzir o líquido secretor responsável pelo mau cheiro, que é expelido em caso de ameaça.
Alimentação
Esta espécie de poupa se alimenta de insetos e de larvas, bem como de minhocas, pequenos anfíbios e por vezes pequenas cobras.
Habitat
A poupa-eurasiática vive em regiões secas, embora possa ser encontrado em áreas de florestas e frutíferas, e em grande parte da Europa, esses pássaros apenas fazem ninhos, pois não permanecem durante todo o ano (exceto na metade sul da Espanha e nas Ilhas Canárias).
Fotos da poupa-eurasiática
Conservação da espécie
O estado de conservação da poupa é seguro, mas a espécie está em declínio na Europa, no século passado, desapareceu da Suécia, Holanda, Bélgica e grande parte da Alemanha, principalmente devido a mudanças nas práticas agrícolas e à introdução do uso de inseticidas.