Pula-pula-de-cauda-avermelhada: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Pula-pula-de-cauda-avermelhada (Myiothlypis fulvicauda) é uma especie de ave da família dos Parulidae que pertence ao gênero dos Myiothlypis.
Esta espécie forma uma superespécie com a toutinegra ( Myiothlypis rivularis ). A área de distribuição está na América Central e do Sul. A IUCN lista as espécies de aves como “menos preocupantes”.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pula-pula-de-cauda-avermelhada
Mede 13 cm de comprimento e pesa 14,5 g . Eles têm uma coroa verde-oliva escura e fuliginosa, com sobrancelhas amareladas opacas, uma faixa fusca nos olhos e um rosto verde-oliva escuro com finas listras amareladas; as costas e os ombros são verde-oliva escuro; asas e parte distal da cauda enegrecidas.
As coberturas superior e inferior da cauda e a metade basal da cauda são amareladas. A parte inferior é esbranquiçada opaca ou com manchas indistintas no peito e nas laterais entre o acinzentado e o amarelo-oliva; os flancos são de cor verde-oliva opaca a marrom-clara.
A cauda é bastante larga, a garupa e a base da cauda são claras e contrastam com a ponta escura. O bico é preto e as patas são relativamente longas, entre o fusca e o chifre amarelado.
Habitat do pula-pula-de-cauda-avermelhada
O pula-pula-de-cauda-avermelhada são aves residentes e ocorrem em rios e riachos, bem como em pântanos em regiões ricas em árvores em terras baixas e em regiões de florestas montanhosas mais baixas até uma altitude de 1.500 metros.
Na América do Sul, as ocorrências são por vezes limitadas a altitudes inferiores a 1000 metros.
Reprodução do pula-pula-de-cauda-avermelhada
O ninho disforme, arqueado ou tubular com entrada lateral é construído em taludes próximos a corpos d’água ou caminhos, ambos os pais participam da construção do ninho.
Várias plantas são usadas como material de nidificação e o ninho é forrado com finas fibras vegetais e fragmentos de folhas secas, só há registros da época de reprodução na Costa Rica, de abril a agosto, para ninhadas compostas por dois ovos.
O período de incubação é de 16 a 17 dias, ocasionalmente 19 dias; o período de filhote é de 13 a 14 dias, além disso, animais prontos para reprodução foram avistados na Colômbia antes de fevereiro.
Alimentação do pula-pula-de-cauda-avermelhada
O pula-pula-de-cauda-avermelhada alimentam-se de vários invertebrados que capturam nas margens ou nas estradas. Eles também caçam insetos em voo .
Canto do pula-pula-de-cauda-avermelhada
O canto do pula-pula-de-cauda-avermelhada é um “tschick” enfático. Eles lembram os da toutinegra ( Seiurus noveboracensis ). A única coisa que falta são as propriedades metálicas.
A música começa com um trinado curto e progride para uma sequência de tons urgentes de oito a nove sons, consistindo em tons vibrantes de “mastigar”. As fêmeas geralmente respondem aos machos com um suave trinado.