Pula-pula-ribeirinho (Myiothlypis rivularis) é uma especie de ave da família dos Parulidae que pertence ao gênero dos Myiothlypis.
Esta espécie forma uma superespécie com a toutinegra ( Myiothlypis fulvicauda ) . A distribuição está na América do Sul . A IUCN lista as espécies de aves como “menos preocupantes”.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pula-pula-ribeirinho
O pula-pula-ribeirinho mede entre 13,5 4 a 14 cm 5 de comprimento e pesa entre 11,5 e 16,5 g . A envergadura dos machos atinge 6,1 a 6,9 cm e das fêmeas 5,9 a 6,5 cm.
Sua testa é preta; a coroa é enegrecida nas laterais e cinza ardósia na parte superior. Possui uma estreita faixa superciliar branca acinzentada que desbota para marrom amarelado.
No olho há uma faixa preta. Ao redor das orelhas é marrom oliva e nas bochechas há tons de cinza, bege claro e preto. O pescoço é cinza ardósia.
O dorso e em geral a parte superior são de pelagem verde oliva escura, a plumagem da cauda, a garupa e a parte superior oliva são brilhantes. A garganta é amarelada a branca, o peito amarelado a marrom claro com lados verde-oliva escuro no peito difusos.
Habitat do pula-pula-ribeirinho
Vive na floresta úmida , bordas de matas e zonas úmidas , ao longo de rios e córregos nas terras baixas, até 1 400 m de altitude. Prefere águas de fluxo lento e zonas húmidas. Fique nos galhos mais baixos e no chão.
Distribuição geográfica
A pula-pula-ribeirinho distribui-se de forma descontínua pela América do Sul . Ocorre no norte da Argentina , Bolívia , Brasil , Guiana Francesa , Guiana , sudeste do Paraguai , Suriname e leste da Venezuela .
Reprodução do pula-pula-ribeirinho
Poucas informações estão disponíveis sobre a época de reprodução. Juvenis emplumados foram avistados no Brasil em março, abril e julho e indivíduos foram ouvidos cantando na Venezuela em fevereiro.
Alimentação do pula-pula-ribeirinho
Alimenta-se de insetos e outros invertebrados, que geralmente procura aos pares, no solo e na madeira seca, principalmente à beira da água. Às vezes pega presas no chão durante o vôo.