Quelea-de-bico-vermelho: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
O quelea-de-bico-vermelho ( Quelea quelea ) é uma ave passeriforme da família dos pássaros Ploceidae do gênero dos Quelea .
Habita a África subsaariana e é uma das espécies de aves mais comuns na Terra. Após a época de reprodução, quando a população atinge um máximo anual com muitas aves deste ano.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A população total é às vezes estimada em 1,5 bilhão de espécimes, o que pode até tornar a espécie a ave selvagem mais comum de todas.
Características do quelea-de-bico-vermelho
O quelea-de-bico-vermelho é uma pequena espécie de pássaro tecelão de cauda curta com um bico forte, que é aproximadamente comparável em tamanho a um pintassilgo com um comprimento de corpo de 12 cm. Pesa entre 15 e 26 g.
Os machos em plumagem reprodutiva têm um bico vermelho vivo. A íris é marrom e o olho é circundado por um estreito anel orbital vermelho .
Na forma nominal ( Q. q. quelea) muito variável. Normalmente, a área facial mostra uma máscara preta que se estende sobre a testa, rédeas, bochechas, protetores de orelha, queixo e garganta.
No entanto, também pode ser rosa escuro a roxo ou branco cremoso e a extensão costuma ser muito diferente.
O resto da cabeça é geralmente cor de palha ou rosa escuro. Neste último caso, a coloração rosa pode se estender até o abdômen.
Caso contrário, a parte superior do tórax é principalmente cor de palha; a parte inferior do peito e os flancos são castanhos claros. Os flancos também são tracejados de forma escura.
Habitat do quelea-de-bico-vermelho
O quelea-de-bico-vermelho é particularmente comum em habitats semidesérticos. Estes incluem savanas secas e de arbustos espinhosos ou, em muitos lugares, a paisagem cultural .
A espécie raramente é encontrada em áreas úmidas ou áreas puramente secas . Está ausente em regiões arborizadas. Geralmente habita as planícies e colinas.
A distribuição em altitude na África Oriental varia principalmente de 500 a 1500 m, mais raramente até 3000 m. No sul, o tecelão de bico de sangue geralmente pode ser encontrado abaixo de 1000 m.
Reprodução do quelea-de-bico-vermelho
O quelea-de-bico-vermelho se reproduz em grandes colônias que podem conter milhões de ninhos. Até 6000 podem ficar em uma árvore. No entanto, pequenas colônias de menos de dez pares reprodutores ocorrem ocasionalmente.
O quelea-de-bico-vermelho geralmente se envolve em um casamento reprodutivo monogâmico, no entanto, pássaros também foram observados nidificando em vários locais.
A ninhada geralmente consiste em três, mais raramente de um a cinco ovos, com cerca de 18 x 13 mm de tamanho em média. Eles são esverdeados ou azulados e raramente têm manchas escuras.
A postura dos ovos geralmente começa quando o ninho ainda não está totalmente pronto. O período de incubação é de dez a doze dias.
Os filhotes emplumam após dez a onze dias e são cuidados por ambos os pais. Após a emplumação, eles se sentam nos galhos ao redor e são independentes após 21 dias.
Alimentação do quelea-de-bico-vermelho
A dieta do quelea-de-bico-vermelho consiste principalmente de sementes de gramíneas e grãos silvestres . Além disso, insetos são adicionados ocasionalmente.
Canto do quelea-de-bico-vermelho
Os bandos voadores emitem um som distinto devido às muitas batidas de asas. Depois de chegar ao local do poleiro ou ninho, os pássaros continuam se movendo e fazem muito barulho por cerca de meia hora antes de se instalarem.
Tanto os machos quanto as fêmeas vocalizam. O macho canta em rajadas curtas, começando com alguma tagarelice, seguida por um gorjeio tweedle-toodle-tweedle .