Quetzal: características, alimentação, reprodução, ameaças e canto
Quetzal (Pharomachrus mocinno) é um pássaro da família Trogoniformes conhecido como quetzal-pavão, surucuá-açu, surucuá-pavão e quetzal.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Nas florestas montanhosas do sul do México no Panamá esses pássaros amam sua liberdade é o símbolo do Estado da Guatemala, bem como o símbolo nacional da liberdade.
Nos dias do império asteca era considerado uma ave sagrada, e ela representava o deus do ar, as pessoas desse período usavam as penas longas em uma variedade de rituais.
Vale a pena notar que os astecas nunca mataram o quetzal deificado: eles arrancavam suas penas e eram soltos na natureza.
Após a derrota do Império em 1521, os quetzais foram impiedosamente exterminados e constituíram uma espécie em extinção.
Hoje a situação continua dramática e acrescentou outro problema – a destruição dos únicos habitats, a floresta tropical.
Esta bela e bela ave agora é muito rara e listada no Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas, tudo devido ao fato de que as pessoas continuam a derrubar florestas tropicais, que são seu único habitat.
Características do quetzal
Quetzal é uma ave pequena, geralmente o comprimento do corpo incluindo a cauda não ultrapassa os 35 centímetros, mas os machos têm uma peculiaridade.
Tem duas longas penas que se projetam da cauda e às vezes se projetam do comprimento da cauda.
Os machos se distinguem não só por esta característica, como possuem uma cor bonita, brilhante e mais variada que as fêmeas.
O corpo do macho é coberto por uma plumagem verde brilhante com uma tonalidade dourada com brilho metálico e peito, a barriga é pintada de vermelho.
Reprodução do quetzal
O período fértil para o quetzal é entre fevereiro e abril.
Este ave normalmente colocam um ou dois ovos, a incubação leva 18 dias e tanto o macho e a fêmea vira sentado no ninho.
Desde que o homem não pode caber sua cauda no ninho, ele deve deixar as plumas do lado de fora , sentado em seus ovos.
Quando os bebês nascem, os pais alimentá-los pequenos insetos, o jovem vai ficar no ninho por 20 dias.
Alimentação
Os quetzals são pássaros que se alimentam de frutas como o abacate selvagem.
Ela se senta em um galho e observa o abacate balançar do galho de uma árvore próxima.
Então ela rapidamente bate em suas asas no alvo, pega a fruta com o bico e volta ao poleiro.
Engole a fruta inteira e cospe o caroço do abacate 20 a 30 minutos depois.
Canto do quetzal
Ameaças
O quetzal é chamado de grupo de animais quase ameaçados na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.
Além disso, a sua população é persistentemente prejudicada pela devastação do meio ambiente, a perseguição e a troca ilegal.
No entanto, apesar de sua circunstância de risco, é um animal seguro em nações como México, Guatemala e Costa Rica, e em territórios extremamente remotos e desabitados da América Central ainda é geralmente inesgotável.
Fotos do quetzal
Distribuição geográfica
O quetzal circula essencialmente na América Central e vive em países como Guatemala, Honduras, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua e Panamá, embora também seja encontrado em menor escala no sul do México.
Seu espaço de vida é florestas tropicais, prados e montanhas com vegetação densa e uma atmosfera pegajosa ou submilhida, ele faz sua casa em árvores desabitadas ou nos buracos deixados pelos pica-paus.