Quiúla-andina: características, habitat, informações e muito mais
Quiúla-andina ( Tinamotis pentlandii ) é uma especie de ave da família dos inamidae, nativa do sul da América do Sul .
O nome binomial da espécie homenageia o cientista natural irlandês Joseph Barclay Pentland por Nicholas Aylward Vigors em 1837.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A IUCN lista esta espécie como Menos preocupante, com uma faixa de ocorrência de 590.000 km 2.
Características do quiúla-andina
O quiúla-andina é um dos maiores representantes das cascas e atinge um comprimento corporal de 42 cm. Não há dimorfismo sexual entre os sexos .
Sua superfície superior é marrom acinzentada manchada de canela, a parte inferior das costas, garupa e cauda geralmente verde- oliva amarelado claro . As coberturas das asas e secundárias mostram uma faixa marrom-amarelada, as primárias são marrom opaco.
Peito, flancos e flancos com faixas marrom-acinzentadas e ricamente fulvo. O baixo-ventre, os flancos inferiores e a parte inferior da garupa são de cor canela-marrom-avermelhada.
A cabeça e o pescoço são fortemente esbranquiçados e castanho-escuros e aparecem largamente estriados, a garganta é monocromática branca ou esbranquiçada. írise bico são marrons. Os pés são esverdeados claros, falta o dedo traseiro.
Os juvenis são semelhantes aos puna chineses adultos. A parte de trás é mais fortemente pontilhada, a faixa ventral é mais esparsa e menos pronunciada. A coloração abdominal é mais pálida.
Habitat do quiúla-andina
O quiúla-andina é um habitante de pastagens altas e do planalto de Puna seco, espesso ou rochoso dos Andes acima de 3900 m em regiões tropicais e subtropicais. Vive no Peru , Bolívia , norte do Chile e noroeste da Argentina
Fotos do quiúla-andina
Estado de conservação do quiúla-andina
A lista da IUCN classifica esta espécie como Pouco Preocupante ( LC) devido à população aparentemente estável e à grande área de distribuição .