Rabilongo: características, habitat, alimentação ,reprodução e canto
Rabilongo (Aegithalos caudatus) é uma ave da família dos Aegithalidae que pertence ao gênero dos Aegithalos também chamado de chapim-de-cauda-comprida
O Rabilongo foi formalmente descrito pelo naturalista sueco Carl Linnaeus em 1758 na décima edição de seu Systema Naturae sob o nome binomial Parus caudatus .
Esta espécie foi descrita como pequena (com apenas 13–15 cm) De comprimento, incluindo seus 7– 9 cm de cauda, chapim de corpo redondo com bico curto e atarracadoe cauda muito longa e estreita.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Fora da estação reprodutiva formam bandos compactos de seis a dezessete aves, compostas por grupos familiares (pais e filhos) da estação reprodutiva anterior, juntamente com quaisquer adultos extras que ajudaram a criar uma ninhada.
Características do rabilongo
Esta espécie foi descrita como pequena (com apenas 13–15 cm )De comprimento, incluindo seus 7–9 cm de cauda, rabilongo tem corpo redondo com bico curto e atarracadoe cauda muito longa e estreita.
Os sexos têm a mesma aparência e os pássaros jovens passam por uma muda completa para a plumagem adulta antes do primeiro inverno.
A plumagem é principalmente preta e branca, com quantidades variáveis de cinza e rosa.
Habitat do rabilongo
O rabilongo é globalmente difundido em todo o norte da Europa temperada e no Paleártico, na Escandinávia boreal e ao sul na zona do Mediterrâneo.
Habita florestas decíduas e mistas com uma camada arbustiva bem desenvolvida, favorecendo habitats de borda.
Também pode ser encontrada em matagais, charnecas com árvores esparsas, arbustos e sebes, em terras agrícolas e matas ribeirinhas, parques e jardins.
A dieta de insetos durante todo o ano da ave e o forrageamento social influenciam a escolha do habitat no inverno em direção à floresta decídua, tipicamente de carvalho , freixo e sicômoro localespécies.
Para nidificação, forte preferência é mostrada em áreas de matagal. O ninho é frequentemente construído em arbustos espinhosos a menos de 3 metros (10 pés) acima do solo.
Alimentação do rabilongo
O rabilongo é insetívoro durante todo o ano. Preferindo ovos e larvas de mariposas e borboletas . Ocasionais matérias vegetais (como sementes) são colhidas no outono.
Reproduçao do rabilongo
Os rabilongo tornam-se sexualmente maduros no final do primeiro ano de vida e provavelmente levam a um casamento monogâmico sazonal.
A mudança de parceiro ou vínculo após a época de reprodução não foi comprovada, pelo menos até agora.
Ocorre uma ninhada anual, a ocorrência de segundas ninhadas não foi claramente comprovada até agora.
Ninho
O ninho do rabilongo é uma estrutura oval compacta, fechada e de paredes grossas, com uma altura média entre 110 e 250 mm e entre 90 e 180 mm de diâmetro externo.
Costuma ser um pouco mais alto do que largo e um tanto achatado nas laterais, sendo que a fresta lateral com cerca de 30 mm de diâmetro fica quase sempre na metade superior, raramente podendo ser duas.
À medida que os pássaros jovens crescem, a construção pode se expandir um pouco.
O ninho com um diâmetro interno entre 50 e 60 mm e uma espessura de parede de 10-30 mm geralmente está firmemente preso aos galhos circundantes e, portanto, dificilmente suscetível ao vento.
Canto do rabilongo
A espécie apresenta um repertório de cantos muito característicos que diferem significativamente das vocalizações dos chapins reais , com os quais ocasionalmente se associa por acaso.
O som de sensação de voz de curto alcance é um prrt-prrt-prrt agudo, curto e sem voz . Em distâncias maiores, especialmente quando as tropas voam por longas distâncias, um trinado, principalmente de três sílabas srii-srii-srii ou sirr-sirr-sirr é usado.
Na partida de um rebanho ou na chegada a um local, bem como quando despertado, é um terrr chilrear-rosnado muito característico e um siriririri rápido e trinadoouvir. Este último também serve como um alerta para inimigos voadores.