Rabo-branco-de-margarette: características, reprodução e alimentação
Rabo-branco-de-margarette (Phaethornis margarettae) é uma espécie de beija flor da família Trochilidae.
Além disso, esta espécie de beija-flor endêmica do Brasil, difícil de ser encontrada, ocorre principalmente na Mata Atlântica, do norte do Espírito Santo até a Bahia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A presença da margarida de cauda branca indica boa proteção ambiental, a ave costuma mergulhar nas águas límpidas dos córregos do mesmo local, repetindo o processo várias vezes ao dia.
Antes de mergulhar, sobrevoa o local, espelha-se e explora o melhor ponto para emergir.
O rabo-branco-de-margarette tem padrões faciais distintos, vermelho ou laranja no bico, a barriga é cinza e tem listras claras na cabeça.
Características do rabo-branco-de-margarette
O rabo-branco-de-margarette é uma espécie de beija flor de grande porte, e possui padrões faciais marcantes, vermelho ou laranja no bico.
Além disso, do lado ventral cinza e listras claras da cabeça ocre-pálido, o dimorfismo sexual quase indiferenciado.
Reprodução do rabo-branco-de-margarette
Durante a época de reprodução, o macho canta para atrair a fêmea. Inicialmente, ele tende a gorjear baixinho e perseguir a fêmea, enquanto ele voa para acompanhá-la, os gritos ficam mais altos.
Somente a fêmea se encarrega de construir o ninho e incubar os dois ovos, o que leva 15 dias, os jovens saem do ninho aos 20 dias.
Alimentação
O rabo-branco-de-margarette é uma espécie de beija flor e se alimenta de néctar e pequenos artrópodes.
Distribuição geográfica
O rabo-branco-de-margarette é uma espécie endêmica do Brasil e pode ser encontrada na Mata Atlântica do norte do Espírito Santo, Bahia(até o Recôncavo) e na Mata Atlântica dos estados Alagoas e Pernambuco.