Rabo-branco-pequeno: caraterísticas, habitat, reprodução, alimentação e canto
Rabo-branco-pequeno (Phaethornis squalidus) é uma especie de ave da família dos Trochilidae que pertence ao gênero dos Phaethornis.
É um dos mais de 20 representantes do gênero Phaethornis, conhecido popularmente como rabos-brancos, que pertence à subfamília dos fetornitíneos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Pode ser encontrado endemicamente no sudeste do Brasil e, em uma população isolada, na região sul do Brasil ocidental, entre o nível do mar e 2250 metros acima do solo.
Características do rabo-branco-pequeno
O rabo-branco-pequeno atinge um comprimento de corpo de cerca de 10,0 a 12,5 cm e pesa cerca de 2,5 a 3,5 g. A superfície superior é verde-bronze escuro, o crânio é enegrecido com franjas de penas cor de ferrugem. A parte inferior é cor de ferrugem suja.
A garganta enegrecida parece escamosa. As tampas das orelhas são marrom-escuras, as listras dos olhos e da barba são ocre esbranquiçadas. As asas são roxas escuras. Os abrigos da cauda inferior são ocre sujo, os abrigos da cauda superior com bordas vermelho-ferrugem.
As penas da cauda verde-escuras têm uma ampla faixa subterminal enegrecida . O par externo de penas de controletem marrom avermelhado pálido, o resto tem pontas brancas.
O bico superior é preto, o bico inferior é amarelo com a ponta preta. Os pés são cor de chifre. A fêmea é ligeiramente mais pálida com um bico ligeiramente mais curvo.
Habitat do rabo-branco-pequeno
O rabo-branco-pequeno é encontrado no sudeste do Brasil, principalmente do sul de Minas Gerais e do sul do Espírito Santo até Santa Catarina , e também na área das Cataratas do Iguaçu , no oeste do Paraná .
Habita o sub-bosque da floresta primária e secundária úmida desde a zona litorânea até uma altitude de 2.250 m (7.400 pés).
Reprodução do rabo-branco-pequeno
A época de reprodução é de outubro a fevereiro. Constrói o ninho em forma de cunha no topo do interior das folhas de palmeira. Os ninhos têm cerca de 102 mm de altura.
O raio externo é de aproximadamente 42 mm, o raio interno de aproximadamente 23 mm e tem 18 mm de profundidade no interior.
A ninhada consiste em dois ovos que pesam cerca de 0,41 g e medem cerca de 9,0 × 14,0 mm. O período de incubação é de cerca de 14 a 16 dias. Após 20 a 24 dias, os filhotes emplumam.
Alimentação do rabo-branco-pequeno
O rabo-branco-pequeno alimenta-se também de pequenos artrópodes . No entanto, poucas pesquisas foram feitas sobre seu comportamento nutricional.
Canto do rabo-branco-pequeno
O canto consiste em trinados complexos com frases brilhantes, que ele repete constantemente da mesma forma.
As frases variam um pouco, mas geralmente consistem em tons brilhantes alternados e alguns sons nasais terminando em dois tons altos e brilhantes. Isso soa como tsi-tiii-tsa-tsa-tsi-tschoo-tschoo . Ele também emite um tsii brilhante .