Rabo-de-arame (Pipra filicauda ) é uma ave passeriforme da família Pipridae, conhecido também como dançador-de-cauda-fina, irapuru, irapuru-de-cauda-longa, tangará, uiramiri, uiramirim, uirapuru-de-cauda-longa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, este é um pássaro espetacular com uma cauda longa e dura e olhos brancos impressionantes, os machos são amarelo vivo da face ao ventre e vermelho vivo da coroa e manto, o resto da plumagem é preta.
As fêmeas são verde-oliva com tons de amarelo do queixo ao peito e têm os pelos da cauda mais curtos, e geralmente é encontrado próximo a riachos em matas úmidas, incluindo matas de galeria e matas secundárias.
Subespécies
O rabo-de-arame possui duas subespécies:
– Pipra filicauda filicauda: que pode ser encontrado do Leste do Equador até o Nordeste do Peru, Sul da Venezuela e Oeste da Amazônia brasileira;
– Pipra filicauda subpallida: pode ser encontrado na região tropical Leste da Colômbia e Noroeste da Venezuela.
Características do rabo-de-arame
O rabo-de-arame é uma ave que mede cerca de 10,5 cm de comprimento, mais 4,5 cm no macho e 2,5 cm na fêmea referentes aos filamentos alongados da cauda, os quais se assemelham a cerdas.
Com relação ao macho tem o alto da cabeça, nuca e alto das costas vermelho-brilhantes, as laterais e região frontal da cabeça amarelo-ouro, e o restante das partes superiores preto e a fêmea é verde-olivácea acima e mais opaca nas partes inferiores, com a barriga amarelada.
Reprodução do rabo-de-arame
Durante a época de reprodução, os machos eriçam as penas do dorso e levantam a cauda balançando-a de um lado para o outro.
Com isso, roçam o rosto ou a garganta de outras aves que assistem ao espetáculo com a cauda, acredita-se que essa seja a única circunstância em pássaros em que as penas da cauda modificadas são usadas de forma tátil e não visual.
Esta ave constrói um ninho em forma de taça, geralmente com menos de 2 m de altura, em pequenas árvores próximas a riachos.
Alimentação
O rabo-de-arame se alimenta de frutos.
Hábitat
O rabo-de-arame habita localmente no estrato inferior de florestas úmidas, várzeas e terra firme ao longo de igarapés.
Canto do rabo-de-arame
Fotos do do rabo-de-arame
Distribuição geográfica
O rabo-de-arame pode ser encontrada do lado ocidental da Amazônia, à esquerda dos rios Negro, Branco e Madeira (AM, AC, RR), sendo encontrado também na Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.