Rabo-de-palha: características, reprodução, alimentação e habitat
Rabo-de-palha (Phaethontidae) é uma ave marinha pertencente a família Phaethontidae, onde se classificam as três espécies conhecidas de rabos-de-palha.
Além disso, esta espécie é essencialmente pelágicas, ocorrem nos Oceanos Pacífico, Atlântico e Índico em latitudes tropicais a subtropicais.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie têm plumagem predominantemente branca com penas de cauda alongadas e pernas e pés pequenos e fracos.
Características do rabo-de-palha
Os rabos-de-palha são aves de tamanho médio, as penas centrais da cauda (rêmiges) são extremamente longas, correspondendo a quase metade do comprimento total do animal.
A plumagem é branca sedosa com manchas pretas nas asas superiores e na máscara ao redor dos olhos, o bico pode ser laranja ou vermelho e é forte, ligeiramente curvo e com bordas irregulares.
As patas são curtas e os pés, como em todos os Pelecaniformes, totipalmados, com os quatro dedos conectados por uma membrana interdigital e não há dimorfismo sexual significativo.
Reprodução do rabo-de-palha
Durante a época de reprodução, os pássaros tropicais se reúnem em ilhas oceânicas remotas e nidificam em grandes colônias. Os ninhos são construídos em penhascos, no chão ou em troncos ocos.
A dupla, que fica junto o ano todo, realiza um complexo ritual de acasalamento que inclui voos acrobáticos e vocalizações altas, a fêmea então põe um ovo acastanhado, que é incubado por ambos os membros do casal por 40-46 dias.
Os juvenis pesam cerca de 20g e têm uma densa plumagem cinza-prateada, os filhotes são alimentados pelos pais por cerca de três meses, a maturidade sexual é atingida por volta dos 2-3 anos e a expectativa de vida é entre 16 e 30 anos.
Alimentação
A alimentação do rabo-de-palha se baseia em peixes, principalmente peixes-voadores, lulas e crustáceos.
Habitat
Esta espécie de ave marinha de médio porte típica das águas tropicais do Atlântico, oeste do Pacífico e Oceano Índico.