Raiadinho-chileno: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Raiadinho-chileno (Aphrastura spinicauda) é uma especie de ave da família dos Furnariidae que pertence ao gênero dos Aphrastura.
É encontrada em florestas temperadas e matagais subtropicais secos ao sul de 30°S . Algumas fontes sugerem que pode ter ocorrido anteriormente nas Ilhas Malvinas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do raiadinho-chileno
O raiadinho-chileno tem aproximadamente 14 centímetros de comprimento incluindo a cauda, e um adulto médio pesa cerca de 11 gramas, sendo os machos cerca de 10% mais pesados que as fêmeas.
A característica mais distintiva de uma ave frequentemente comparada a um chapim é a longa cauda “espinhosa” com doze retrizes espinhosas, que se desenvolve gradualmente nos juvenis à medida que amadurecem.
Acredita-se que esta cauda espinhosa seja usada não para ajudar a subir em árvores como em outros funariídeos, como os rabos-de-chapim , mas para atrair o sexo oposto durante o namoro.
A plumagem do raiadinho-chileno é marrom com várias linhas pretas acima e geralmente branca abaixo na subespécie nominal.
Habitat do raiadinho-chileno
O filhote de cauda espinhosa habita florestas da zona temperada do sul, arbustos locais secos de várzea, florestas altas e úmidas (principalmente com pseudo-faias ) e florestas secundárias adjacentes.
Também capim touceira ( Poa flabellata ) ou arbustos (por exemplo, bérberis ) em ilhas com pouca ou nenhuma vegetação semelhante a uma árvore. É encontrada principalmente ao nível do mar até 1.200 m, localmente até 2.000 m.
Distribuição geográfica
O raiadinho-chileno é difundida no centro e sul do Chile (do sul da Região de Coquimbo ) e no extremo oeste da Argentina (ao sul da província de Neuquén ), ao sul até a Terra do Fogo e a Ilha de los Estados. Ela foi observada como uma aberração nas Ilhas Malvinas.
Reprodução do raiadinho-chileno
A época de reprodução se estende até o sul da primavera e do verão. A postura dos ovos ocorre de novembro a dezembro e os filhotes foram observados de outubro a janeiro. A espécie é provavelmente monogâmica.
O ninho fica localizado atrás da casca solta, em um buraco ou fenda da árvore, em uma fenda do toco ou em uma caixa de nidificação. Está forrado com galhos, grama e penas. A ninhada contém de 3 a 4 ovos.
Num estudo realizado no Chile utilizando caixas-ninho em altitudes que variam de 260 a 1115 m, a época de reprodução foi mais curta em florestas altas do que em altitudes mais baixas, em 28% e 55%, respectivamente, em duas épocas de reprodução consecutivas.
Embora o momento da postura dos ovos (1 ovo em dias alternados) e o período de incubação (15 dias) não dependam da altitude, o tamanho médio das ninhadas (4,1 vs. 4,5) e o número de filhotes por ninhada (3,5 vs 4,2) são menores. em altitudes mais elevadas.
Alimentação do raiadinho-chileno
O raiadinho-chileno se alimenta de artrópodes , incluindo dípteros e himenópteros . Frutos maduros de bérberis, groselhas e gunnera enriquecem a alimentação.
Canto do raiadinho-chileno
A música é um trinado fino e seco cuja duração varia. As chamadas incluem um zee-zee ou tzt-tzt agudo , um tique agudo e um ti ti metálico .