Rapazinho-barrado (Nystalus radiatus) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero dos Nystalus.
A IUCN avaliou o rapazinho-barrado como sendo de menor preocupação. Sua população é estimada em pelo menos 50.000 indivíduos maduros, mas acredita-se que esteja diminuindo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do rapazinho-barrado
O rapazinho-barrado tem cerca de 22 cm de comprimento e pesa cerca de 63 g. Sua coroa é enegrecida com barras ruivas escuras.
A parte superior da nuca é preta, a parte inferior da nuca é vermelha amarelada e o manto superior é preto. O resto da parte superior e as asas são castanhas escuras com estreitas faixas pretas.
A cauda é longa, estreita e castanha com estreitas faixas pretas. O queixo é esbranquiçado. O rosto e a parte inferior são ruivos claros com finas barras pretas, exceto no centro da barriga.
O bico é amarelo acinzentado a enegrecido, os olhos são amarelos cremosos e os pés são cinza esverdeados. A forma ” fulvidus ” é um ruivo mais profundo em geral.
Habitat do rapazinho-barrado
O rapazinho-barrado é residente do centro do Panamá até o norte da Colômbia e do oeste da Colômbia até o oeste do Equador.
Habita os níveis mais baixos de diversas paisagens semiabertas, incluindo bordas de florestas úmidas e úmidas, vegetação ribeirinha, clareiras com árvores dispersas e bordas de trilhas florestais.
No Equador tem sido registrado regularmente empoleirado em fios em áreas agrícolas. Em altitude, geralmente é encontrado até 900 m, mas foi registrado localmente na região de Mindo, Equador, chegando a 1.675 m e uma vez a 1.550 m na Colômbia.
Reprodução do rapazinho-barrado
O único ninho descrito de um baiacu barrado era uma xícara de folhas mortas. Situava-se numa câmara esférica no final de um túnel estreito escavado num banco de argila e parcialmente sombreado pela vegetação. Continha dois filhotes bem crescidos.
Alimentação do rapazinho-barrado
O comportamento de forrageamento do rapazinho-barrado não foi documentado; outros puffbirds normalmente caçam saltando de um poleiro. Sua dieta inclui grandes insetos de diversas ordens e pequenos lagartos.
Canto do rapazinho-barrado
A canção do rapazinho-barrado é “um apito de lobo longo, lento, ventríloquial e muito humano, ‘phweeeeeet-weeeeeeuuuu'”. Perto do ninho, ele emitia gritos graves de “werr” e “werr werr woo”.