Rapazinho-carijó (Bucco tamatia) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero buco.
É encontrado na Bolívia , Brasil , Colômbia , Equador , Guiana Francesa , Guiana , Peru , Suriname e Venezuela .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do rapazinho-carijó
O rapazinho-carijó tem cerca de 18 cm de comprimento e pesa 33 a 42 g. A subespécie nomeada tem uma testa ruiva pálida que se torna manchas ruivas em um fundo marrom escuro na coroa.
Abaixo disso está uma faixa preta através do olho, abaixo disso uma faixa branca e abaixo disso uma mancha preta. A faixa branca continua ao redor da nuca.
As partes superiores e as asas são marrom-escuras com algumas vieiras amareladas e a cauda é marrom-escura com algumas bordas amareladas nas penas.
O queixo é branco, a garganta ruiva, o peito e os flancos esbranquiçados com manchas pretas e escamas, e o ventre e a cloaca brancos com pequenas manchas pretas.
O bico é preto, o olho vermelho brilhante e os pés cinza escuro ou esverdeados. B. t. pulmentum ‘A garganta de s é muito mais pálida do que a do indicado, a testa mais brilhante e as manchas mais pesadas. B. t. hypnaleus é maior que o nominal, mas com bico menor, e as manchas na parte inferior são mais pesadas, especialmente no peito.
Habitat do rapazinho-carijó
A espécie habita uma variedade de paisagens um tanto abertas, como florestas de várzea e igapó , floresta secundária madura , mata de cerrado e mata de galeria.
Raramente ocorre no interior de mata densa. Em altitude, geralmente varia do nível do mar até 1.400 m (4.600 pés), mas na Venezuela geralmente ocorre abaixo de 700 m.
Reprodução do rapazinho-carijó
A época de reprodução do rapazinho-carijó varia em diferentes partes de sua distribuição, mas geralmente ocorre entre março e setembro, põe sua ninhada de dois ovos em uma câmara escavada em cupinzeiros arborícolas .
Alimentação do rapazinho-carijó
Sua dieta inclui muitos tipos de insetos, outros invertebrados, como aranhas e escorpiões, pequenos lagartos e bagas de visco.
Canto do rapazinho-carijó
O canto do rapazinho-carijó é “uma série de 10–20 notas suaves e assobiadas ‘chyoi’ ou ‘puwéep’, fracas e hesitantes no início, depois algumas em tom mais baixo e mais lentas, terminando com 4 assobios flexionados ‘pchooii, pchooii, pchooii, peejowee'”.
Geralmente é cantado ao amanhecer e às vezes cantado em dueto. Ele também faz “assobios fracos” em uma disputa.