Rapazinho-de-colar (Bucco capensis) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero buco.
é uma espécie de ave da família Bucconidae , os puffbirds , nunlets e nunbirds . É encontrado na Bolívia , Brasil , Colômbia , Equador , Guiana Francesa , Guiana , Peru , Suriname e Venezuela .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do rapazinho-de-colar
O rapazinho-de-colar é de cerca de 19 cm de comprimento e pesa 46 a 62 g. A cabeça e o dorso são ruivos escuros, a garupa ruiva mais clara e a cauda castanho-alaranjada com estreitas barras pretas. A asa dobrada mostra uma fina barra preta sobre um fundo marrom.
O queixo e a garganta são brancos a esbranquiçados que se estendem ao redor da nuca como uma fina linha esbranquiçada. Abaixo deles há uma gola preta larga que circunda o peito e a parte superior das costas.
A parte inferior do peito e o centro da barriga são de um branco amarelado que escurece para laranja fosco nos flancos e na abertura.
O olho é circundado por uma pele nua amarelo-alaranjada; a cor dos olhos pode ser esbranquiçada, laranja ou vermelhão. O bico é principalmente laranja com um pouco de escuro na maxila . Os pés podem ser verde claro, laranja ou marrom.
Habitat do rapazinho-de-colar
Habita florestas primárias úmidas de terra firme , regiões montanhosas mais secas e também florestas de várzea no baixo Amazonas. Em elevação, varia do nível do mar até 1.700 m (5.600 pés), mas geralmente é encontrado abaixo de 1.000 m
Distribuição geográfica
O rapazinho-de-colar é encontrado na maior parte da Bacia Amazônica , do sudeste da Colômbia ao sul, passando pelo leste do Equador e Peru até o norte da Bolívia e a leste pelo sul da Venezuela, Guianas e norte do Brasil. No Brasil, é encontrada no extremo leste de Belém e no sul do Mato Grosso
Reprodução do rapazinho-de-colar
A estação de reprodução do rapazinho-de-colar se estende pelo menos de maio a setembro. Põe seus dois ovos brancos brilhantes em uma cavidade escavada em um cupinzeiro arbóreo ou tronco de árvore apodrecido.
Alimentação do rapazinho-de-colar
O rapazinho-de-colar caça saltando de um poleiro sombreado para arrancar presas da folhagem, casca ou chão da floresta. Suas presas incluem lagartos, cobras, sapos e vários tipos de insetos grandes.
Canto do rapazinho-de-colar
O canto do puffbird de coleira é “um miado repetido, enérgico, ‘cua-will, cua-will…’ ou ‘awww awwAWW-chaw awwAWW-chaw awwAWW-chaw ‘”, e é dado principalmente ao amanhecer ou pouco antes . É frequentemente cantado em dueto.