Rapazinho-do-chocó: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Rapazinho-do-chocó (Bucco noanamae) é uma especie de ave da família dos Bucconídeos que pertence ao gênero Buco.
A IUCN avaliou o rapazinho-do-chocó como quase ameaçado. A sua população está a diminuir “de forma moderadamente rápida” devido às perdas de habitat, principalmente devido à exploração madeireira e à conversão para a agricultura.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do rapazinho-do-chocó
O rapazinho-do-chocó tem cerca de 18 cm de comprimento. Sua coroa e nuca são enegrecidas a pretas acinzentadas.
Possui um supercílio branco ousado que fica cinza na parte traseira e uma larga linha preta através e abaixo do olho. A parte superior e a cauda bastante curta são marrom-escuras.
Possui queixo branco, uma larga faixa preta no peito e barriga e ventre branco-amarelado com vieiras pretas. O bico é preto, os olhos vermelhos e os pés cinza claro.
Habitat do rapazinho-do-chocó
O rapazinho-do-chocó é encontrado apenas ao longo da costa da Colômbia, desde o Golfo de Urabá ao sul até o rio San Juan . Habita florestas primárias e secundárias úmidas e úmidas e áreas não florestadas próximas.
Também ocorre em matagais. Em todas as áreas tende a ficar baixo na vegetação. Em altitude, varia do nível do mar até 100 m.
Reprodução do rapazinho-do-chocó
O único ninho conhecido de um pássaro-balão coberto de fuligem ficava em um cupinzeiro arbóreo . Ambos os pais entregaram comida nele.
Alimentação do rapazinho-do-chocó
O rapazinho-do-chocó caça saltando de um poleiro baixo para arrancar insetos grandes da folhagem. Outros detalhes de sua dieta não são conhecidos.
Canto do rapazinho-do-chocó
O canto do rapazinho-do-chocó é “uma longa série de 20-40 assobios, começando quase em um ritmo vibrante, tornando-se mais prolongado e acentuado”.