Rapazinho-dos-velhos: características, habitat, reprodução e alimentação
Rapazinho-dos-velhos (Nystalus maculatus) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero dos Nystalus.
O papagaio da caatinga é encontrado no nordeste e centro do Brasil, até o sul até o sudoeste do Mato Grosso . É uma ave das regiões de várzea e sopé de cerrado , caatinga e campo .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do rapazinho-dos-velhos
O rapazinho-dos-velhos é de 18 a 19 cm de comprimento e pesa 32 a 38 g, tem uma coroa marrom escura com lantejoulas ousadas e uma gola ruiva clara no pescoço traseiro.
Suas partes superiores e coberturas das asas são marrom-escuras com lantejoulas e barras amareladas, a cauda longa e estreita tem barras largas pretas e estreitas.
O rosto é principalmente esbranquiçado com listras escuras que são mais escuras na parte traseira; tem um supercílio leucocitário, o queixo é branco e a garganta, a parte superior do peito e as laterais do pescoço são vermelho-alaranjadas.
O resto das partes inferiores são brancas com manchas pretas ousadas na parte superior do peito e listras pretas nos flancos, o bico é principalmente vermelho, o olho amarelo pálido e os pés marrom-oliva.
Habitat do rapazinho-dos-velhos
Habita uma variedade de paisagens semi-abertas, incluindo o interior e as bordas de florestas decíduas, savanas, palmeiras, arbustos e cerrados e pastagens.
Acredita-se que seja residente durante todo o ano, embora possa haver alguma peregrinação sazonal em partes de seu alcance.
Reprodução do rapazinho-dos-velhos
A fenologia reprodutiva do rapazinho-dos-velhos não está totalmente documentada, nidifica em uma cavidade forrada de folhas em um banco de solo ou terreno plano, o tamanho da ninhada é de dois ou três ovos.
Alimentação do rapazinho-dos-velhos
O rapazinho-dos-velhos caça saltando de um poleiro baixo para capturar presas no chão ou na folhagem, sua dieta é principalmente insetos, incluindo lagartas.
Estado de conservação
A IUCN segue a HBW ao tratar o papagaio da caatinga como uma subespécie do papagaio-do-mato; o spot-backed é avaliado como sendo de menor preocupação.
Tomado como um todo, tem um alcance muito grande. Sua população não foi quantificada, mas acredita-se que seja estável. Parece ser comum em toda a sua extensão.