Rolieiro-de-peito-lilás: características, reprodução, alimentação, habitat e canto
Rolieiro-de-peito-lilás (Coracias caudatus) é uma ave da família dos Coraciidae que pertence ao gênero dos Coracias
É amplamente distribuído na África subsaariana e é um errante para o sul da Península Arábica . Prefere bosques abertos e savanas, e na maioria das vezes está ausente de locais sem árvores.
Habitualmente encontrado sozinho ou aos pares, pousa de forma conspícua nas copas das árvores, postes ou outros pontos altos de onde pode avistar insectos, lagartos, escorpiões, caracóis, pequenos pássaros e roedores que se movimentam no solo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A nidificação ocorre em um buraco natural em uma árvore onde uma ninhada de 2 a 4 ovos é colocada e incubada por ambos os pais, que são extremamente agressivos na defesa de seu ninho, enfrentando aves de rapina e outras aves.
Durante a época de reprodução, o macho sobe a uma altura razoável (69 a 144 metros), descendo em arremetidas e mergulhos, enquanto emite gritos ásperos e discordantes.
Características do rolieiro-de-peito-lilás
No campo, essas aves robustas e de cabeça grande costumam se empoleirar sozinhas em uma árvore em uma clareira gramada e são quase inconfundíveis com seus tons coloridos de plumagem.
A garganta lilás da subespécie nomeada C. c. caudatus se aprofunda em um peito lilás mais escuro. A coroa do manto é verde-oliva, e as bochechas e coberturas das orelhas são de um lilás-ruivo.
Na subespécie C. c. lorti no entanto, a coroa do manto é azul esverdeada em vez de verde-oliva, e o peito azul. A garganta é lilás e alguns rolos de garganta lilás têm uma mancha lilás ou manchas marrom-avermelhadas na parte inferior do abdômen.
Ambas as subespécies têm longas flâmulas pretas na extremidade da cauda que estão ausentes nos juvenis. Rolieiro-de-peito-lilás não são sexualmente dimórficos embora os machos possam ser ligeiramente maiores que as fêmeas.
Reprodução do rolieiro-de-peito-lilás
O rolieiro-de-peito-lilás se reproduzem em várias épocas do ano, dependendo da localização.
Eles constroem ninhos planos de grama em um baobá , coco morto , casuarina ou árvore Terminalia . O ninho está situado em uma cavidade oca de uma árvore a cerca de 5 metros (16 pés) do solo, ou mesmo ao lado de um cupinzeiro.
Os rolos de peito lilás não criam as próprias cavidades, mas ocupam os espaços dos ninhos que foram previamente escavados por pica-paus ou martins-pescadores.
Normalmente, os rolos de peito lilás na Somália colocam de três a quatro ovos por estação reprodutiva. Na África Austral , o tamanho médio da ninhada varia de dois a quatro ovos.
Parceiros masculinos e femininos se revezam na incubação dos ovos por 22 a 24 dias. Os filhotes nascem altriciais , tornando-se totalmente emplumados após 19 dias.
Alimentação do rolieiro-de-peito-lilás
A dieta do rolieiro-de-peito-lilás consiste em artrópodes e pequenos vertebrados, incluindo insetos terrestres, aranhas, escorpiões, centopéias e milípedes, caracóis e uma variedade de pequenos vertebrados, incluindo pequenos pássaros. Lagartos lentos, camaleões e cobras, e as espécies cegas e escavadoras de Afrotyphlops e Leptotyphlops
Habitat do rolieiro-de-peito-lilás
Prefere habitats de savana aberta com árvores e arbustos dispersos, pois as aves requerem poleiros mais altos para alimentação e nidificação.
Com menos frequência, eles freqüentam a vegetação ribeirinha e a floresta clara, e podem entrar em estepes subdesertas ou pastagens abertas onde quaisquer poleiros elevados podem ser usados.
Em áreas protegidas, os rolieiro-de-peito-lilás estão entre as espécies de aves que frequentam as margens das estradas, principalmente durante os incêndios, quando os pequenos animais e insetos que emergem da cobertura são facilmente predados.
No entanto, os rolieiro-de-peito-lilás evitam outras áreas de influência humana e não são encontrados em áreas urbanas ou rurais, a menos que sejam abandonados.
canto do rolieiro-de-peito-lilás
A chamada de um rolieiro-de-peito-lilás é um “rak rak rak” áspero e serrado que é dado durante o vôo. Normalmente, o pássaro pousa para cantar.