Rolinha de janeiro (Columbina cyanopis) é uma ave Columbiforme da família Columbidae conhecida como rolinha-do-planalto, rolinha-brasileira ou pombinha-olho-azul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave foi descoberta em 1823, a ave só foi vista novamente em 1904 e depois, em 1941 e desde então sua presença nunca mais foi registrada.
O habitat natural da rolinha de janeiro são florestas subtropicais ou tropicais secas com planície de pastagem, e esta ameaçada pela destruição de seu ambiente originário.
A rolinha de janeiro possui cerca de 17 centímetros de comprimento, é predominantemente castanha com olhos azuis e bico preto de base verde
Características da rolinha de janeiro
A rolinha de janeiro é uma ave pequena, medindo entre 15,5 e 17 centímetros de comprimento e de cor predominantemente marrom.
Ele tem uma cabeça, pescoço e nuca marrom-avermelhados, o peito é marrom. A barriga também é marrom, mas é aquela cor diluída.
Esta espécie de rolinha possui penas subcaudais são brancas, o dorso é castanho e as asas são castanhas, com marcas metálicas em azul cobalto nas coberturas castanho-acastanhadas.
Os olhos são pequenos, característicos das aves do gênero Columbina, e surpreendentemente azuis escuros, o bico preto-acinzentado, tarsos e pés rosados.
As cores das fêmeas são mais claras, principalmente na parte inferior.
Reprodução da rolinha de janeiro
Os ninhos são pequenas tigelas de galhos e galhos erguidos entre trepadeiras ou galhos e bem vedados dos galhos circundantes.
Colocação de 2 ovos, que são incubados pelo casal entre 11 e 13 dias, os filhotes saem do ninho quando não têm mais de 2 semanas de idade.
Alimentação
A rolinha de janeiro é uma ave granívora e se alimenta de sementes de plantas ou grãos.
Fotos da rolinha de janeiro
Habitat
Esta espécie de rolinha habita campos sujos, campos cerrados e cerrados.
Distribuição geográfica
A rolinha de janeiro pode ser encontrada na Serra das Araras, Mato Grosso, são desprovidos de comprovação e, embora menos improváveis do que os anteriores, são igualmente sujeitos a questionamentos.