A rolinha fogo apagou (Columbina squammata) é um pássaro pertencente à família Columbidae conhecido como fogo-apagou, rolinha-cascavel ou rolinha-pedrês.
Além disso, este pássaro possui uma vasta extensão territorial do Brasil faz com que o país tenha uma rica biodiversidade, destacando o grupo das aves.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Dentre as inúmeras espécies está o grupo das rolinhas, sendo algumas delas bastantes conhecidas pela população, como a rolinha-fogo-apagou, uma simpática avezinha e que está presente nas áreas rurais e centros urbanos.
Nome científico
Seu nome científico significa: do (latim) columbina = referente à família Columbidae que são a Famílias da pombinhas; e do (latim) squamatus = referente a escamas, escamada. ⇒ Pombinha com escamas ou pombinha escamada.
Subespécies
A rolinha-fogo-apagou possui duas subespécies reconhecidas:
– Columbina squammata squammata: esta espécie pode ser encontrada em grande parte do Leste Brasil, do Sul do Pará até o Norte do Rio Grande do Sul, na Bolívia, Paraguai e Nordeste da Argentina;
– Columbina squammata ridgwayi: pode ser encontrada na região costeira Nordeste da Colômbia até a Venezuela, nas Ilhas de Margarita e Trinidad, e possui mais negro na ponta das penas que a forma nominal.
Características da rolinha-fogo-apagou
A rolinha-fogo-apagou é um pássaro de pequeno porte e pode medir até 22 centímetros de comprimento e chega a pesar cerca de 60 gramas.
Ele possui coloração uniforme marrom-acinzentada, com a face e o peito cinza rosado.
Por outro lado, a garganta e as pontas das penas são brancas e, essas últimas, formam uma mancha branca que é possível visualizar quando as asas estão fechadas.
A característica mais marcante desta espécie é o padrão escamado da plumagem, que lhe proporciona eficiente camuflagem.
Quando em voo é possível ver uma faixa branca na base da asa, suas rêmiges primárias são de cor castanha.
Alimentação da rolinha fogo apagou
A rolinha-fogo-apagou é um pássaro granívora e frugívora, e se alimenta de grãos, sementes, frutas e vegetais.
Além disso, ele tem um habito de se alimentar no chão, andando com a barriga quase arrastando no solo.
Quando assustada, voa bruscamente para árvores próximas.
Reprodução
Este pássaro faz o ninho de gravetos em formato de xícara, normalmente a 1 ou 2 metros de altura, às vezes também no chão e põe 2 ovos brancos.
Canto da rolinha fogo pagou
Hábitos
A rolinha-fogo-apagou possui hábitos geralmente discretos, perambulando aos pares ou em pequenos grupos pelas bordas de matas, cerradões, pomares, parques e outros tipos de vegetação, exceto as muito abertas ou muito fechadas.
Seu silêncio é quebrado apenas pela vocalização que o pássaro só emite quando pousado em lugares bem escondidos e pelo barulho das asas quando o pássaro decola, lembrando um gemido.
No Sudeste, é considerada uma espécie esquiva, muito mais ouvida do que vista em cidades como Campinas ou Ribeirão Preto.
Mas é interessante notar que em Brasília ou Goiânia, o extintor se aproxima muito das pessoas, arranhando as calçadas da cidade. mesma maneira. que a pomba vermelha (Columbina talpacoti).
Ornitólogos e observadores de aves no estado de São Paulo relataram algum declínio nas populações desta espécie.
Muitos atribuem esse declínio à competição do pombo-faixa (Zenaida auriculata), que está aumentando em distribuição e abundância.
Fotos do rolinha-fogo-apagou
Distribuição geográfica
A rolinha-fogo-apagou pode ser encontrada nas regiões Nordeste, Centro-oeste e nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Encontrada também da Guiana Francesa e Venezuela ao Paraguai e Argentina.