Rose-throated tanager (Piranga roseogularis) é uma especie de ave da família dos Cardinalidae que pertence ao gênero dos Piranga.
A IUCN avaliou o rose-throated tanager como sendo de menor preocupação. “Embora partes da área dentro de sua área de distribuição estejam sujeitas a consideráveis pressões ambientais causadas pelo homem, a espécie não parece estar em nenhum risco imediato.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do rose-throated tanager
O rose-throated tanager tem 16 cm de comprimento e pesa 21 a 30 g. A coroa e a garganta do macho nomeado são de um rosa profundo e o resto do corpo em tons de cinza.
As asas dobradas e a cauda parecem vermelhas. A coroa e a garganta da fêmea são amarelas. As partes superiores são verde-oliva amareladas e as partes inferiores são principalmente cinza claro a esbranquiçadas.
Suas asas dobradas e cauda são amareladas. P.r. tincta tem os mesmos esquemas de cores do indicado, mas é mais claro, e P. r. cozumelae é mais escuro.
Habitat do rose-throated tanager
A espécie habita principalmente as bordas de florestas maduras semiúmidas e úmidas e a vegetação rasteira de matas arbustivas, embora às vezes seja encontrada em áreas com matagais e apenas árvores dispersas. Em altitude, varia do nível do mar a 250 m.
Distribuição geográfica
O rose-throated tanager é encontrado na parte norte, mais seca, da Península de Yucatán , no México . P.r. tincta é encontrada na parte mais úmida do sul da península e no norte da Guatemala e Belize.
P.r. cozumelae está restrito às ilhas de Mujeres e Cozumel , na costa leste da península.
Reprodução do rose-throated tanager
Nenhuma informação sobre a fenologia reprodutiva do tanagro-de-garganta-rosa foi publicada.
Alimentação do rose-throated tanager
O rose-throated tanager forrageia na maioria dos níveis da floresta, na vegetação rasteira, nas mudas, no nível médio e no dossel.
Canto do rose-throated tanager
A canção do rose-throated tanager é um rico gorjeio ‘whee chee cheer-el-chee cheer-el-cheu chee-el-chu… ‘. Os chamados incluem um “rreh” nasal e um miado “myaaa”.