Rosela-do-leste: origem, características, reprodução, alimentação e habitat
A rosela-do-leste (Platycercus icterotis) é uma espécie de papagaio que pertence a família Psitaculidae, conhecido como moyadong.
Além disso, sua história na avicultura começa com duas litografias de 1830 de espécimes vivos na Inglaterra por Edward Lear.
A reprodução bem-sucedida em cativeiro começou lá durante o início do século XX, e a população é classificada em duas subespécies, representando um grupo do interior que reside no distrito agrícola e outro mais próximo da costa em kwongan.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Origem
A rosela-do-leste é endêmica do sudoeste da Austrália.
Características da rosela-do-leste
A rosela-do-leste possui a cabeça, o peito, o abdômen e a região coberta pelo rabo são vermelhas, o queixo, as bochechas e a região das narinas são amarelas.
A nuca e as penas das costas são pretas com os bordos verdes, em alguns pássaros mais velhos podem ter o bordo parcialmente vermelho, as penas do ombro são pretas com marcas verdes.
Já a região coberta pelas asas é azul violeta, a parte mais baixa das costas é verde, a parte mediana de cima do rabo é verde escuro e as exteriores são azuis claros com a base azul escura e marcas claras.
Reprodução da rosela-do-leste
Os hábitos de reprodução da rosela ocidental não foram bem estudados; as fêmeas entram em cavidades de nidificação a partir de julho, com os machos a partir de meados de agosto.
Os ovos são postos do final de agosto ao final de setembro e eclodem do final de setembro ao final de outubro.
Hábitat
A rosela-do-leste habita em savanas de grama com árvores, bosques abertos, pomares, áreas cultivadas e pastagens com árvores, assim como também áreas ao longo de cursos de água com árvores.
Alimentação
A rosela-do-leste se alimenta principalmente sementes de grama e vegetais no solo, mas comem frutas, bagas, brotos, nozes, flores, néctar, insetos e suas larvas.