Rosela-multicolorida: características, reprodução, alimentação e habitat
A rosela-multicolorida (Platycercus eximius) é uma espécie de papagaio pertence a família Psitaculidae, conhecido como rosela e rosela oriental.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de rosela é nativa do sudeste da Austrália, incluindo a Tasmânia.
A rosela-multicolorida é frequentemente procurada como ave de estimação por causa de sua aparência marcante.
Características da rosela-multicolorida
A rosela-multicolorida tem 30 cm de comprimento, ele possui uma cabeça vermelha e bochechas brancas e o bico é branco e as íris são marrons.
A parte superior do peito é vermelha e a parte inferior do peito é amarela desbotando para verde pálido sobre o abdômen.
As penas do dorso e dos ombros são pretas, com margens amareladas ou esverdeadas dando origem a um aspecto recortado que varia ligeiramente entre as subespécies e os sexos.
As asas e as penas laterais da cauda são azuladas enquanto a cauda é verde escura, as pernas são cinza.
A fêmea é semelhante ao macho, embora de coloração mais opaca e possui uma faixa sob as asas, que não está presente no macho adulto, os juvenis são mais opacos que as fêmeas e têm uma faixa sob as asas.
Reprodução da rosela-multicolorida
A rosela-multicolorida geralmente se reproduzem na primavera, mas, se necessário, também no verão, eles podem ter de dois a nove ovos.
Na natureza, sua cavidade de reprodução tem 1 metro de profundidade e 30 metros de altura em uma árvore, o sinal que a rosela oriental mostra principalmente de que eles estariam se reproduzindo é que eles dão comida um ao outro.
Habitat
A rosela-multicolorida é encontrada em regiões levemente arborizadas, florestas abertas, bosques, jardins, matagais e parques.
Alimentação
A dieta das roselas consiste principalmente de frutas, sementes, flores e insetos.
Fotos do rosela-multicolorida
Distribuição geografica
A rosela-multicolorida é encontrada na Nova Zelândia, onde populações selvagens são encontradas na Ilha Norte (notavelmente na metade norte da ilha, Taranaki , Waikato e no Vale Hutt ) e nas colinas ao redor de Dunedin na Ilha Sul.