Rosela-pálida: origem, características, habitat, reprodução e alimentação
Rosela-pálida (Platycercus adscitus) é uma espécie de papagaio que pertence a família Psitaculidae, conhecido também como rosela-de-cabeça-pálida.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, é uma espécie de papagaio de tamanho moderado com cabeça amarelo pálido, bochechas predominantemente brancas, dorso recortado preto e dourado e ventre azul claro.
A rosela-pálida é encontrado em mata aberta, e se alimenta de sementes e frutos.
Origem
A rosela-pálida é uma ave nativa do nordeste da Austrália.
Características da rosela-pálida
A rosela-pálida é uma ave que possui 33 cm de comprimento, o que inclui os 15 cm de comprimento de sua cauda.
Além disso, as suas partes inferiores são azul-claro, e a parte superior do peito e a cabeça são amarelo-creme claro, a cauda é preto-azulada e verde e a cloaca é vermelho-sangue.
As penas na nuca, escapulários e costas são pretas com bordas amarelas brilhantes, resultando em uma aparência irregular.
Nestas costas da raça do norte, o amarelo é mais claro com um tom azul pálido. As bochechas são de um branco puro na subespécie do sul e de um azul parcialmente avermelhado na parte inferior da subespécie do norte.
O bico é branco-azulado claro e as pernas são cinza-escuras. Os olhos são castanho-amarelados. Os sexos são parecidos, embora a fêmea seja um pouco menor e mais rombuda.
Reprodução da rosela-pálida
A época de reprodução da rosela-pálida varia de acordo com a região, com as aves do sul nidificando de setembro a dezembro e as do norte de fevereiro a junho.
Além disso, uma ninhada é colocada e o local de nidificação é geralmente uma cavidade com mais de 1 m de profundidade em um tronco de árvore em qualquer lugar até 30 m acima do solo.
Embora até encontrado para nidificar em um tronco de árvore oco sob o solo, é colocada uma ninhada de cinco ou seis (embora tenham sido registrados até nove) ovos redondos, brancos e ligeiramente brilhantes, medindo 26 x 22 mm.
Alimentação
A rosela-pálida se alimenta de gramíneas e sementes de árvores e frutos, incluindo eucalipto, carrasco, neve-de-verão.
Habitat
A rosela-pálida habita em floresta aberta, mas se adaptou bem à modificação humana da paisagem rural e pode até se tornar uma praga para pomares e plantações de cereais.
Fotos da rosela-pálida
Distribuição geografica
A rosela-pálida é encontrada no leste da Austrália, Onde é dispersado através da Península do Cabo York, vindo para o sul até o Rio Gilberto no oeste, e estendendo-se para o sul ao longo da costa leste do Queensland ao norte de Nova Gales do Sul.