Rouxinol de faixa branca (Mimus triurus) é uma ave da família dos Mimidae que pertence ao gênero dos mimus.
O nome “Rouxinol de faixa branca” foi recebido por analogia com a cotovia européia ( Melanocorypha calandra ) com a qual não tem mais relação do que a capacidade comum de imitar o canto de outras aves.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É amplamente distribuído na metade sul da América do Sul . O rouxinol de faixa branca é insetívora e frugívora. Habita áreas de estepes arbustivas e florestas xéricas.
Características do rouxinol de faixa branca
É um passeriforme, com cerca de 20 cm de comprimento quando adulto. Tem plumagem de cor opaca , com dorso castanho-acinzentado e garupa ruiva.
As asas são escuras, com uma grande e conspícua mancha branca, cor que também aparece na borda externa da cauda . O ventre e a garganta são esbranquiçados, sendo os flancos ocráceos.
O bico é longo e fino, bem adaptado para capturar insetos. Os tarsos das pernas são longos, indicando seu hábito de andar.
Reprodução rouxinol de faixa branca
A reprodução ocorre entre a primavera e o verão. Nidifica no início da Primavera, tanto o macho como a fêmea participam na construção do ninho, que é côncavo e profundo, de aspecto desarrumado.
A incubação dos ovos leva cerca de duas semanas, e é realizada pela fêmea. Os filhotes são nidícolas, e permanecem no ninho por cerca de duas semanas após a eclosão, sendo alimentados pelos pais.
Ao sair do ninho se escondem na folhagem, aprendendo com os pais a captura das presas e seguindo-as por um mês ou mais. Eles atingem a maturidade sexual por volta do ano.
É vítima do sabiá-de-garganta-preta ( Molothrus bonariensis ), que parasita seu ninho, expulsando os ovos da cotovia-real e depositando o seu próprio, maior, para eles criarem.
Habitat do rouxinol de faixa branca
A cotovia é insetívora e frugívora. Habita áreas de estepes arbustivas e florestas xéricas. Passa parte do tempo no solo, deslocando-se com corridas curtas a boa velocidade.
É muito territorial, expulsando outras aves que costumam pousar perto deles, independentemente do tamanho.
Distribui-se desde a Bolívia , Paraguai e sul do Brasil , passando por todo o Uruguai.
Todo centro e norte da Argentina , onde vive nas províncias de: Buenos Aires , Cidade Autônoma de Buenos Aires , Catamarca , Chaco , Córdoba , Corrientes , Entre Ríos , Formosa , Jujuy , La Pampa , La Rioja , Mendoza , Misiones , Neuquén ,Rio Negro , Salta , San Juan , San Luis , Santa Fe , Santiago del Estero , Tucumán , ao norte de Chubut .
Alimentação do rouxinol de faixa branca
Acredita-se que o rouxinol de faixa branca seja principalmente insetívoro na época de reprodução, mas quase nada se sabe de outra forma.
Canto do rouxinol de faixa branca
É um excelente cantor, com um gorjeio muito agradável e capacidade de imitar com precisão o canto de outras aves. Eles também emulam os ruídos do ambiente.
Ele também tem sua própria música. Para Guillermo Hudson , foi a ave com o melhor canto do mundo. Por este motivo é capturado para ser comercializado como ave de gaiola.