Rouxinol de garganta rubi: espécies, características, reprodução, alimentação, habitat e canto
Rouxinol de garganta rubi (Luscinia pectoralis) é um pássaro silvestre que pertence a família Muscicapidae, e está intimamente relacionado com o calíope rouxinol.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O Rouxinol de garganta rubi não possui as distintas pontas e bases brancas da cauda, ele também foi anteriormente considerado coespecífico com o rubi-garganta-chinês, juntos chamados de rubi-de-cauda-branca.
Além disso, esta espécie é encontrado ao longo da cordilheira do Himalaia, do Afeganistão a Mianmar, eles se movem para o norte e para altitudes mais altas no verão e se movem para altitudes mais baixas ao sul no inverno.
Subespécies
O rouxinol de garganta rubi existem três subespécies:
– C. p. ballioni: encontrado na montanhas da Ásia central e nordeste do Afeganistão.
– C. p. peitoral Gould: encontrado no leste do Afeganistão.
– C. p. confusa: encontrado no Nepal para Butão.
Características do rouxinol de garganta rubi
O rouxinol de garganta rubi macho é marrom ardósia acima com uma testa branca e supercilium, e as asas são acastanhadas e a cauda é enegrecida com base e pontas brancas.
Além disso, os lados da garganta e do peito são pretos e o centro do queixo e da garganta é escarlate, cada uma das penas pretas no peito é estreitamente cercada de cinza.
A barriga e a cloaca do rouxinol de garganta rubi são brancas. Em relação a fêmea é opaca, cinza acastanhado na parte superior com um supercílio difuso e partes inferiores esfumaçadas.
Já no centro da garganta é esbranquiçado e uma curta faixa bigode esbranquiçada está presente nas populações orientais.
Reprodução do rouxinol de garganta rubi
A época de reprodução do rouxinol de garganta rubi é no verão e os ninhos são construídos em arbustos perto de densas árvores.
O ninho deste espécie é colocado no meio de um arbusto e às vezes no chão em uma densa moita.
O ninho do rouxinol de garganta rubi é uma bola grande e solta com uma entrada lateral, mas às vezes é um copo com o topo aberto.
Os ovos desta ave é de cor azul esverdeados com pontos enferrujados formando um anel perto da extremidade larga, a incubação é principalmente pela fêmea, mas os filhotes são alimentados por ambos os pais.
Com relação os ovos eclodem após cerca de 14 dias e os filhotes deixam o ninho quando emplumam após cerca de 16 dias.
Habitat
Esta espécie habita em florestas temperadas, bosques abertos e arbustos e ás vezes, eles podem ocorrer no verão nas planícies mais baixas.
Alimentação
O rouxinol de garganta rubi se alimenta de pequenos insetos, incluindo besouros e formigas.
Canto do rouxinol de garganta rubi
O canto do rouxinol de garganta rubi é uma série de notas estridentes com uma grande variação, as fêmeas produzem um assobio flexionado para cima que segue uma nota curta e áspera.
Além disso, o macho canta durante o dia no topo de um poleiro exposto, a chamada de alarme é um skyap latido agudo.
Fotos do rouxinol de garganta rubi
Distribuição geografica
O rouxinol de garganta rubi pode ser encontrada nos seguintes países: Afeganistão, Bangladesh, Butão, China, Índia, Cazaquistão, Myanmar, Nepal, Paquistão, Rússia, Tadjiquistão, Tailândia, Turquemenistão e Uzbequistão.