Rusty-belted tapaculo (Liosceles thoracicus) é uma especie de ave da família dos Rhinocryptidae que pertence ao gênero dos Liósceles.
A IUCN avaliou o rusty-belted tapaculo como sendo de menor preocupação. Acredita-se que sua população, embora de tamanho desconhecido, seja bastante grande e estável.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do rusty-belted tapaculo
O rusty-belted tapaculo tem 19,5 cm de comprimento e pesa 39 a 42 g. Sua plumagem é diferente de qualquer outro tapaculo.
A subespécie nomeada tem cabeça marrom-acinzentada com supercílio branco e dorso, asas e garupa marrom-avermelhados. A garganta é branca com listras pretas nas laterais, a maior parte do peito é branca e os flancos e a cloaca são listrados de preto, marrom e branco.
A parte superior do peito apresenta uma faixa amarela a marrom-alaranjada que dá à espécie seu nome comum.
Habitat do rusty-belted tapaculo
O rusty-belted tapaculo é o único membro de sua família a habitar a floresta amazônica. É encontrada principalmente em florestas úmidas de terra firme , cujo solo é seco o ano todo, mas também habita a várzea , que é sazonalmente inundada.
Geralmente varia até 600 m de altitude, em alguns lugares até 900 m e no Peru até 1.000 m.
Distribuição geográfica
O rusty-belted tapaculo é encontrada na Amazônia ocidental e central do Brasil, e acredita-se que seja a raça encontrada no sudeste do Peru e no norte da Bolívia.
Reprodução do rusty-belted tapaculo
Muito pouco se sabe sobre a fenologia reprodutiva do tapaculo-de-cinto-enferrujado . Apenas um ninho foi encontrado; era esférico, feito de galhos, grama e outros materiais, e estava no chão, entre as raízes de uma pequena árvore.
Alimentação do rusty-belted tapaculo
A principal presa do rusty-belted tapaculo são os verdadeiros insetos terrestres, Hemiptera . Ele se alimenta caminhando e pulando no chão da floresta.
Canto do rusty-belted tapaculo
O rusty-belted tapaculo vocaliza do chão ou de galhos baixos. Seu canto é uma “nota assobiada facilmente imitada…repetida em intervalos… série descendente”. Seu chamado é descrito como um cree repetido ou “cree-cree”.