Sabiá-barranco: origem, características, reprodução, alimentação e canto
O Sabiá-barranco (Turdus leucomelas) é uma ave passeriforme da família Turdidae, conhecido também como capoeirão, sabiá-de-cabeça-cinza, sábia-branco, sábia-pardo, sábia-fogueteiro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O Sabiá-barranco é o sábia mais comum do interior do Brasil, especialmente em regiões de cerrado. A ave pode ser vista em beira da mata, parques, coqueirais entre outros.
Origem
O Sabiá-barranco pode ser encontrado em toda a região do Brasil.
Espécies do Sabiá-barranco
O Sabiá-barranco possui três subespécies conhecidas:
- Turdus leucomelas leucomelas: Pode ser visto em várias regiões do Brasil ao Paraguai, e também em países como Bolívia e Argentina.
- Turdus leucomelas cautor: Pode ser encontrado na Colômbia.
- Turdus leucomelas albiventer: Encontrado ao norte do Brasil, nas Guianas, ao norte da Colômbia e além disso, também pode ser visto na Venezuela.
Características do Sabiá-barranco
O Sabiá-barranco chega a medir aproximadamente 22 cm. Quando adulto tem a parte superior da cabeça arredondada, com um cinza dos lados e um cor olivácea nas parte alta.
Além disso, eles tem um bico cinza escuro, um peito também acinzentado, uma garganta branca e listras em cinza. Na parte interna de suas assas, tem uma cor alaranjada. O pássaro não apresenta diferenças visuais em seus sexos.
Reprodução do Sabiá-barranco
Tem um período de reprodução que vai dura de agosto até o mês de dezembro. Constrói seu ninho em forma de tigela de barro, folhas e raízes em galhos ou até mesmo em varandas de casas, com uma altura média do chão.
As fêmeas chegam a por de 2 a 3 ovos com um período de incubação de até 12 dias, após chocados os ovos, o macho fica responsável por alimentar a mãe e os filhotes.
Alimentação
O Sabiá-barranco tem uma dieta baseada no consumo de pequenos frutos e pequenos invertebrados.
Canto do Sabiá-barranco
Habitat
O Sabiá-barranco ocorre em todo o Brasil, ele pode ser encontrado em locais alterados pela ação do homem, como áreas urbanas, pomares e jardins.
Além disso, o sabiá também pode ser visto habitando em parques, coqueirais, cafezais, entre outros.
Fotos do Sabiá-barranco
Distribuição geográfica do Sabiá-barranco
O Sabiá-barranco pode ser encontrado em todo o território nacional.