Sabiá-coleira: subespécies, características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Sabiá-coleira (Turdus albicollis) é uma ave passeriforme da família Turdidae, também conhecida como sabiá-gato e carachué-coleira.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie mede aproximadamente 23 cm, esta ave vive em todo o litoral brasileiro, sendo encontrado com abundância na Mata Atlântica.
O sabiá-coleira é muito comum em floretas úmidas e altas, procurando como seu habitat as encostas dos morros.
Subespécies
O sabiá-coleira possui sete subespécies elas são:
– Turdus albicollis albicollis: pode ser encontrado no sudeste do Brasil, do estado do Rio de Janeiro até o estado do Rio Grande do Sul;
– Turdus albicollis contemptus: pode ser encontrado na Bolívia, nas regiões de Yungas, La Paz, Santa Cruz e Tarija;
– Turdus albicollis crotopezus: pode ser encontrado ocorre no leste do Brasil, nos estados de Espírito Santo, Bahia e Alagoas;
– Turdus albicollis paraguayensis: pode ser encontrado no sudoeste do Brasil, do estado de Mato Grosso até o Paraguai e nordeste da Argentina;
– Turdus albicollis phaeopygus: pode ser encontrado ocorre do extremo leste da Colômbia até as Guianas e no norte da Amazônia brasileira;
– Turdus albicollis phaeopygoides: pode ser encontrado ocorre do nordeste da Colômbia até o norte da Venezuela; ocorre também nas Ilhas de Trinidad e Tobago no Caribe;
– Turdus albicollis spodiolaemus: pode ser encontrado do leste do Equador até o leste do Peru, norte da Bolívia e oeste do Brasil.
Características do sabiá-coleira
O sabiá-coleira mede cerca de 22 cm de comprimento e apresenta sutil dimorfismo sexual, sendo as fêmeas adultas um pouco maiores que os machos, sendo sua diferenciação principal feita apenas pelo canto, que é característica dos machos.
Além disso, a garganta densamente rajada de negro e, sob esta, mancha branca bastante evidente, abdômen branco e flancos e coberteiras inferiores das asas de cor ferrugínea, pálpebras e mandíbulas amarelas.
Reprodução do sabiá-coleira
Atinge a maturidade sexual aos 10 meses, faz um ninho semelhante ao de outros sabiás, cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos verde azulados com manchas marrons e tem 3 a 4 ninhadas por temporada.
Os jovens nascem após 13 dias, no entanto, relacionamentos socialmente monogâmicos são comuns.
Habitat
É comum nas florestas úmidas e arbustos altos em terras baixas e montanhas, ele vive sozinho ou aos pares e salta para o chão.
Alimentação
O sabiá-coleira é uma ave onívora, e se alimenta de frutos, principalmente banana e mamão, e segue formigas-de-correição.
Canto do sabiá-coleira
O canto do sabiá-coleira apresenta estrofes suaves, prolongadas e ininterruptas, motivos simples de pouca amplitude.
Fotos do sabiá-coleira
Distribuição geográfica
O sabiá-coleira pode ser encontrado em toda a Amazônia brasileira e de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, estando restrito, no Nordeste, à Mata Atlântica, também é encontrado em quase todos os demais países da América do Sul, com exceção do Chile.