O sabiá-de-cabeça-cinza (Turdus leucomelas) é uma ave da família Turdidae, conhecido como sabiá-barranqueira, capoeirão, sabiá-fogueteiro, sabiá-branco e sabiá-pardo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O sabiá-de-cabeça-cinza é o sabiá mais comum do interior do Brasil, especialmente em regiões de cerrado, ele é um pouco menor do que o sabiá-da-mata e o sabiá-laranjeira.
Esta espécie vive à beira de matas, parques, matas de galeria, coqueirais e cafezais.
Subespécies
O sabiá-de-cabeça-cinza possui três subespécies reconhecidas:
– Turdus leucomelas leucomelas: encontrado no nordeste, sudeste, centro-oeste e sul do Brasil até o Paraguai, no norte da Bolívia e no nordeste da Argentina; no Peru é encontrado na região de San Martín;
– Turdus leucomelas albiventer: encontrado do norte da Colômbia até a Venezuela, nas Guianas e no norte do Brasil;
– Turdus leucomelas cautor: encontrado no nordeste da Colômbia, na península de Guajira.
Características do sabiá-de-cabeça-cinza
O adulto tem o topo da cabeça arredondado, cinza nas laterais e oliva no topo, sem a mancha preta na frente dos olhos, o bico cinza escuro uniforme.
O tom de cinza domina o dorso e torna-se acastanhado nas asas, peito acinzentado com garganta branca e listras cinza escuro bem definidas.
Quando voa, às vezes mostra a área laranja no interior de suas asas, a parte inferior da cauda é clara.
Com relação ao dorso dos juvenis é salpicado de bolas acastanhadas, sem garganta branca bem definida, como manchas marrons no peito e abdômen.
Reprodução do sabiá-de-cabeça-cinza
O sabiá-de-cabeça-cinza atinge a maturidade sexual aos 12 meses, e a inicia sua reprodução em agosto e estende-a até dezembro.
Assim como os demais sabiás, o sabiá-de-cabeça-cinza constrói um ninho apoiado em galhos ou forquilhas, às vezes em alpendres e varandas de casas, usando uma mistura de barro, raízes e folhas na parte externa.
A fêmea choca de 2 a 4 ovos verde-azulados com manchas marrons medindo 28 por 20 milímetros e são incubados por cerca de 12 dias, com os filhotes deixando o ninho em 17 dias.
Por um tempo, os filhotes usaram o ninho para dormir, já tendo conseguido decolar acompanhados dos pais.
Habitat
O sabiá-de-cabeça-cinza habita nas matas ciliares, matas de galeria, matas secas, cambarazais e cerradões, utiliza os capões de cerrado e cruza áreas abertas em voos diretos a meia altura.
Além disso, ele também habita em ambientes criados pela ação humana, como jardins, pomares e áreas urbanas bem arborizadas.
Alimentação
Esta espécie se alimenta basicamente de minhocas e artrópodes.
Canto do sabiá-de-cabeça-cinza
O canto do sabiá-de-cabeça-cinza é variado, com um canto contínuo, menos potente que o do tordo-laranja, composto por motivos relativamente simples repetidos uma ou duas vezes.
No resto do ano, ele apenas emite alarmes, principalmente ao entardecer, quando está lutando pelo melhor poleiro para a noite.
Normalmente é a ave que emite o alerta mais forte em situações de mobbing, denunciando a presença de um potencial predador ou uma ameaça para outras aves.
Fotos do sabiá-de-cabeça-cinza
Distribuição geográfica
O sabiá-de-cabeça-cinza pode ser encontrado em todo o Brasil.