Sabiá de peito amarelo: características, reprodução, habita, alimentação e canto
Sabiá de peito amarelo (Pseudoleistes virescens) é uma espécie de passeriforme da família Icteridae nativa do sudeste da América do Sul .
Vive em bandos grandes ou médios, às vezes junto com o sabiá-preto. Mede entre 20 e 22 cm. Não apresenta dimorfismo sexual , pelo que tanto o macho como a fêmea são castanho-escuros, quase pretos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A partir do mês de setembro ou outubro, os jovens sabiá peitos amarelos começam a formar um par, eles vivem em pastagens, juncos e arbustos. Geralmente é encontrado perto de lagoas e pântanos.
Características do sabiá peitos amarelo
Essa especie mede entre 20 e 22 cm não apresenta dimorfismo sexual , pelo que tanto o macho como a fêmea são castanho-escuros, quase pretos, com uma certa tonalidade azeitona, excepto no peito, que é amarelo, que lhe dá o nome.
Uma descrição mais detalhada poderia descrever o pequeno peito amarelo com cabeça e pescoço castanho-escuros, bem como o dorso e a cauda, enquanto o peito e a área sob as asasmais próximo a ele são amarelos, Os ombros também são amarelos, visíveis apenas em vôo.
Nos meses de março a julho costuma migrar para as árvores da Universidad Iberoamericana, na cidade de León, para preparar seu acasalamento e interromper as aulas dos alunos durante o ato.
Além disso também costuma ser visto nos estacionamentos do GST Autoleather, na cidade de León, habitando as árvores dos referidos estacionamentos e costuma defecar os carros que estão embaixo, tem pequenos olhos negros.
O bico é grande e tem uma fisionomia geral, ideal para o comportamento onívoro dessa ave, sendo negro de fumo, assim como seus pés e unhas.
Mostra uma grande semelhança com seu parente mais próximo, Pseudoleistes guirahuro , única espécie com a qual compartilha um gênero, sendo P. guirahuro a maior, e apresentando amarelo, além do peito, também a parte inferior do dorso.
Reprodução da sabiá peitos amarelo
A partir do mês de setembro ou outubro, os jovens sabiá peitos amarelos começam a formar um par, e sua estação reprodutiva termina em novembro ou dezembro.
Eles constroem um ninho em forma de xícara, feito de galhos e caules rebocados com lama ou excremento, que posteriormente é colocado em arbustos.
A fêmea põe de 4 a 6 ovos brancos com manchas marrom-avermelhadas. Às vezes, os ninhos são parasitados por Molothrus bonariensis e até abandonados.
Habitat do sabiá peitos amarelo
Eles vivem em pastagens, juncos e arbustos. Geralmente é encontrado perto de lagoas e pântanos.
Na América do Sul , distribui-se por toda a Argentina nas províncias de Córdoba , San Luis , Chaco , Corrientes , Entre Ríos , Santa Fé e Buenos Aires ; ocasionalmente, foi gravado em Jujuy , Santiago del Estero e em Tucumán .
No Brasil , distribui-se por Santa Catarina e Rio Grande do Sul .Também é encontrado pelo Uruguai .Na América Central , distribui-se no México, principalmente nos estados de Veracruz , Tabasco , Chiapas , Campeche , Yucatán e Quintana Roo .
Alimentação do sabiá peitos amarelo
O pequeno sabiá de peito amarelo alimenta-se de insetos , crustáceos , minhocas , larvas e sementes .
Canto do sabiá de peito amarelo
Quando não está em perigo, sua voz é composta de assobios e trinados agudos; quando está, emite aqueles bipes para alertar o rebanho. Em vôo, cantam várias ao mesmo tempo e de forma descontínua.