O sabiá-ferreiro (Turdus asubalaris) é uma ave Passeriforme da Família Turdidae, também conhecido como ferreirinho, tordo ferreiro e sabiá-cinza.
Esta espécie é uma ave passeriforme pertencente ao gênero Turdus na família dos tordos, Turdidae, o sabiá-ferreiro nativa do leste da América do Sul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
No entanto, anteriormente, era considerado coespecífico do sabiá-dos-andes, com as espécies combinadas conhecidas como sabiá-de-cheiro.
Características do sabiá-ferreiro
O sabiá-ferreiro machos possui o dorso cinza-amarronzado, ventre cinza-claro com garganta branca e listras escuras, bico e pés amarelos.
Com relação, as fêmeas são em geral amarronzadas, e geralmente são vistos nos níveis médios e altos das florestas, florestas secundárias e plantações de árvores.
Reprodução do sabiá-ferreiro
O ninho do sabiá-ferreiro é construído com musgo, finos galhos, cipós e raízes e é construído a cerca de 4 metros acima do solo em uma árvore cuja folhagem é densa e com sombra.
Com relação a postura geralmente inclui três ovos azuis com manchas marrons.
Alimentação
O sabiá-ferreiro se alimenta-se de pequenos artrópodes, invertebrados e principalmente de frutas, na categoria de invertebrados, incluem os caracóis, besouros, formigas e moscas.
Hábitos
É bastante tímido e extremamente discreto, muitas vezes ficam escondidos na folhagem e são muito difíceis de serem observados, mesmo quando cantam ou emitindo suas diversas formas de vocalizações.
A melhor hora para vê-los é quando estão nos galhos baixos das copas das árvores.
Canto do sabiá-ferreiro
O canto do sabiá-ferreiro emite um som de tsêk, o seu canto de timbre é metálico, o grito metálico alto e frequentemente repetido, que soa variamente com uma martelada na bigorna, um guinchado de dobradiça velha ou como um sino não ressoante.
Além disso, o canto é diferente dos outros sabiás, com as notas mais agudas intercaladas com notas mais melódicas.
Distribuição geográfica
O sabiá-ferreiro pode ser encontrado da Argentina, Paraguai e Bolívia e localmente até o Rio de Janeiro (Itatiaia) e Minas Gerais, durante o inverno, Goiás, Tocantins e Mato Grosso.