Saci-faisão: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Saci-faisão (Dromococcyx phasianellus) é uma ave que pertence a família Cuculidae e da ordem Cuculiformes, conhecido popularmente peixe-frito-verdadeiro, papa-sebo, saci-da-mata.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O saci-faisão é nativa da América Central e do Sul, onde ocorre na floresta tropical de planície.
Além disso, o saci-faisão possui comportamento de forrageamento terrestre estilizado que inclui sons de chocalho feitos pela vibração de sua plumagem e palmas do bico enquanto o pássaro fica com o corpo.
Características do saci-faisão
O saci-faisão possui uma crista curta com ponta marrom enferrujada, as partes superiores da ave são marrom-escuras e as inferiores são amarelo-claro com pequenas estrias pretas no peito.
Além disso, apenas da cauda grande são de comprimentos variados, sendo as centrais as mais longas.
Reprodução do saci-faisão
A ninhada é parasita, ou seja, as fêmeas usam os ovos dos ninhos de outras aves para enganar as presas e levá-las à corte.
Filhotes de saci-faisão são relativamente grandes, tendem a se desenvolver mais rápido do que a ninhada de seus hospedeiros e podem até matar para se alimentar.
Alimentação
O saci-faisão é uma espécie insetívora e sua alimentação inclui gafanhotos, cigarras e besouros e ocasionalmente também pequenos lagartos e filhotes.
Habitat
O habitat do saci-faisão é nas florestas tropicais e subtropicais, floresta ribeirinha e floresta tropical decídua, desde o nível do mar até 1600 m.
Fotos do saci-faisão
Canto do saci-faisão
O canto do saci-faisão consiste em dois assobios curtos, sendo o segundo de tom mais alto, seguido por um trinado “whee! whee! wheerr-rr”.
Além disso, o saci-faisão pode cantar em poleiros baixos, médios ou altos ou do chão.
Distribuição geografica
O saci-faisão pode ser encontrado na Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Venezuela.