Saddleback da Ilha do Norte: características, habitat, reprodução e alimentação
Saddleback da Ilha do Norte ( Philesturnus rufusater ) é uma espécie de ave que habita a floresta endêmica da Ilha do Norte da Nova Zelândia.
Já foi considerado coespecífico com o saddlebacks da ilha do norte. A IUCN lista a espécie como Quase Ameaçada , enquanto está listada como uma espécie em “recuperação” no Sistema de Classificação de Ameaças da Nova Zelândia. Saddlebacks são conhecidos em Māori como tīeke.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do saddleback da Ilha do Norte
A plumagem dos saddlebacks da ilha do norte é principalmente preta, exceto a sela, a garupa e as coberturas da cauda, que são castanhas.
Os saddlebacks da ilha do norte são diferenciados dos saddlebacks South Island por um leve forro amarelo na borda superior da sela.
O bico preto é parecido com um estorninho, com barbilhões vermelho-alaranjados pendurados em sua base, os saddlebacks da ilha do norte têm um comprimento médio de 25 cm.
Os machos tendem a ser mais pesados do que as fêmeas e possuem bicos mais longos e barbilhões maiores.
Habitat do saddleback da Ilha do Norte
Os saddlebacks da Ilha do Norte ocupam naturalmente florestas de folhas largas de planície e florestas perenes costeiras , embora, como resultado de translocações, eles agora também sejam encontrados em vários outros ambientes florestais.
Reprodução do saddlebacks da ilha do norte
Os saddlebacks da ilha do norte são monogâmicos e geralmente acasalam por toda a vida. A época de reprodução pode variar de ano para ano e de local para local, embora as garras geralmente comecem a aparecer de agosto a abril.
Saddlebacks incipientes são frequentemente vistos até março e abril. Os ninhos de Saddleback são construídos principalmente em cavidades de árvores a três metros do solo. Eles colocam até quatro ovos por ninhada.
Alimentação do saddlebacks da ilha do norte
A dieta dos saddlebacks da ilha do norte consiste principalmente de insetos e outros invertebrados, bagas e néctar.
Ameaças
Predadores de mamíferos introduzidos, particularmente ratos marrons , foram a principal causa da extinção do saddlebacks da ilha do norte do continente da Nova Zelândia.
Saddlebacks são particularmente suscetíveis à predação por causa de sua tendência de se empoleirar e nidificar perto do solo.
Várias translocações de saddlebacks da ilha do norte foram feitas para a Ilha Kapiti entre 1981 e 1990, mas a população sofreu alta mortalidade devido à predação de ratos (os ratos não foram erradicados até 1998).