Início » Aves » Saí-de-barriga-branca: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Saí-de-barriga-branca: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Sai-de-barriga-branca

Saí-de-barriga-branca (Dacnis albiventris) é uma especie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Dacnis.

distribuída na Colômbia, Venezuela, Brasil, Equador e Peru, o estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN, a espécie é considerada monotípica.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características do saí-de-barriga-branca

caracteristicas do sai-de-barriga-branca
caracteristicas do sai-de-barriga-branca

O saí-de-barriga-branca atinge um comprimento de corpo de cerca de 10 a 10,9 cm e um peso de 11 a 11,5 g. O bico curto e cônico é enegrecido. A íris é amarelo dourado nos machos e marrom claro a marrom acinzentado nas fêmeas.

Nos machos imaturos mais velhos, eles aparecem amarelo-acinzentados. As pernas e dedos dos pés são cinzentos. O crânio, a nuca, o manto, as costas, a garganta e o peito do macho são azul-cobalto claro.

Uma distinta máscara preta angular se estende sobre as rédease os protetores de ouvido. Os ombros são tipicamente pretos. No peito, a parte inferior torna-se subitamente branca, estendendo-se até as coberteiras infracaudais.

Habitat do saí-de-barriga-branca

habitat do sai-de-barriga-branca
habitat do sai-de-barriga-branca

O saí-de-barriga-branca prefere habitats diferentes. Foi assim que foi observado em savanas de areia branca. Seu habitat inclui cerrados , florestas raquíticas e pastagens.

Muitas vezes ele está nas copas das árvores, razão pela qual muitas vezes não é visto. No Peru, é mais floresta tropical perene de várzea onde ele se move. Ele procura seu alimento desde a base até o topo das árvores.

Essas árvores são encontradas nas bordas da floresta ou em clareiras em florestas úmidas de terra firme e em árvores e matagais à beira de lagos. Ocorre desde as terras baixas da bacia do alto Amazonas até as bordas dos Andes orientais .

É provavelmente mais comum no centro e sul da Colômbia. No Brasil esteve até o estado do Parádescoberto. Geralmente se move em altitudes de 250 a 1.000 metros. A maioria das observações é feita abaixo de 400 metros.

Reprodução do saí-de-barriga-branca

reproducao do sai-de-barriga-branca
reproducao do sai-de-barriga-branca

Muito pouco se sabe sobre o comportamento reprodutivo do saí-de-barriga-branca. Nem ninho e ovos nem a época de reprodução foram descritos até agora.

Acredita-se que o ninho da cova-de-barriga-branca consista em um cálice aberto colocado em uma árvore e é semelhante ao ninho da cova-de- barriga-amarela ( Dacnis flaviventer ), da cova-perna-vermelha ( Dacnis venusta ) e da cova-de-cabeça-azul ( Dacnis Cayana ).

Alimentação do saí-de-barriga-branca

alimentacao do sai-de-barriga-branca
alimentacao do sai-de-barriga-branca

O saí-de-barriga-branca se alimenta de pequenas frutas, néctar e insetos voadores da copa das árvores.

Canto do saí-de-barriga-branca

O chamado do saí-de-barriga-branca geralmente soa alto. Suas canções consistem em tons si-sulesii agudos e balbuciantes intercalados com tons e trinados tzet tzalit salot’t’t’t . Essas frases duram cerca de um a três segundos.

No Peru e no Equador, os sons foram descritos como sons tsiu agudos , às vezes repetidos rapidamente. Um grupo monoespecífico na Venezuela emitiu sons suaves de siiii durante o vôo ao sair de uma árvore frutífera.

amo natureza e tudo que ela compõe, estou sempre em busca de um bom conteúdo para nossos leitores.