Aves

Saí-de-máscara-preta: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 06/09/2023 (atualizado em 01/05/2024)
sai de mascara preta

Saí-de-máscara-preta (Dacnis lineata) é uma especie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Dacnis.

Ocorre isoladamente, aos pares e ocasionalmente em grupos familiares e junta-se regularmente a enxames de espécies mistas na copa da floresta em diferentes janelas de tempo.

Embora raros, grupos de seis a doze indivíduos são vistos ocasionalmente na Amazônia. Ele está inquieto e ativo.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características do saí-de-máscara-preta

caracteristicas do sai-de-mascara-preta
caracteristicas do sai-de-mascara-preta

O saí-de-máscara-preta atinge um comprimento de corpo de cerca de 10,0 cm a 11,5 cm e um peso de cerca de 9,5 a 13,0 g. Possui bico preto fino e pontiagudo, a íris é amarela e as patas são enegrecidas. O crânio do macho é turquesa.

Ele tem uma máscara preta larga e visível que se estende desde a frente da cabeça e as rédeas sobre o olho até a parte de trás da cabeça, pescoço e costas.

A borda inferior dos ombros, a garupae as coberturas superiores da cauda, ​​​​assim como a garganta, o peito e os flancos são turquesa. A cauda e as asas são pretas, com franjas turquesa nas caudas e na parte interna dos antebraços.

A barriga, as coberteiras infracaudais e as coberteiras inferiores são brancas brilhantes. A fêmea é uniformemente marrom-oliva na parte superior, ligeiramente mais escura nas penas de voo e na cauda.

A garganta é acinzentada clara, o peito é marrom claro a marrom oliva claro, desbotando para branco claro ou esbranquiçado no meio da barriga e na cobertura infracaudal. Os abrigos sob as asas são brancos. Os espécimes adolescentes de ambos os sexos se assemelham à aparência feminina.

Habitat do saí-de-máscara-preta

habitat do sai-de-mascara-preta
habitat do sai-de-mascara-preta

O saí-de-máscara-preta prefere a copa de grandes florestas de terra firme e várzea , bordas de florestas, árvores espalhadas em clareiras e plantações de café sombreadas.

Ocasionalmente também é encontrado em matas de galeria e ao longo de rios florestais, bem como no curso inferior das Yungas ou nas matas do Chiquitano .

Nas terras baixas ocorre em altitudes de até 1.200 metros, no norte da Venezuela apenas até 450 metros, mas no sul da Venezuela até 1.300 metros. No Peru foi observado em altitudes de até 1.400 metros e na Bolívia até 1.500 metros. No sudeste do Equador parece ocorrer na faixa de 1.500 a 1.700 metros.

Reprodução do saí-de-máscara-preta

reproducao do sai-de-mascara-preta
reproducao do sai-de-mascara-preta

A biologia reprodutiva do saí-de-máscara-preta não parece ter sido pesquisada até agora.

Alimentação do saí-de-máscara-preta

O saí-de-máscara-preta se alimenta principalmente de artrópodes e pequenos frutos. Foi observado na copa das árvores forrageando.

alimentacao do sai-de-mascara-preta
alimentacao do sai-de-mascara-preta

Canto do saí-de-máscara-preta

O chamado do poço mascarado raramente é ouvido. Consiste em uma série prolongada de tons de zumbido, chamados agudos afinados e claros, e trinados vagos de tons assobiados misturados com tons de assobio altos e descendentes e sons tsrrip mais típicos .

Todos eles juntos não resultam em um padrão reconhecível e são distribuídos de forma confusa. O tom é extremamente variável, com os tons mais baixos em torno de 3 kHz e os mais altos em até 11 kHz. Tende a ser uma série contínua que pode durar dois minutos ou mais.

O chamado ouvido com mais frequência é um som curto, agudo e fino, com duração de cerca de 15 segundos.-Volume. Há alguma variação na tonalidade, com tons altos e baixos, tons uniformes e até mesmo uma variante dupla ocasional sendo gravada.

No entanto, os tons uniformemente afinados parecem dominar. O tom também varia de um mínimo de cerca de 8 kHz a um máximo de cerca de 10 kHz.

Uma vez aprendido o canto, ele é inconfundível. Foi relatado um tom tsip muito agudo, curto e descendente , cuja função é desconhecida.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/09/Canto-do-sai-de-mascara-preta.mp3?_=1

 

canto do sai-de-mascara-preta
canto do sai-de-mascara-preta
Sair da versão mobile