Saí-de-perna-amarela: características, habitat, reprodução e alimentação
Saí-de-perna-amarela ( Cyanerpes caeruleus ) é espécie de passeriforme da família Thraupidae , pertencente ao gênero Cyanerpes .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É nativa da América do Sul , da ponta leste da América Central e de Trinidad e Tobago . Mede 11 cm de comprimento, pesa cerca de 12 g . Tem um bico preto longo e curvo .
Características do saí-de-perna-amarela
O Saí-de-perna-amarela mede 11 cm de comprimento, pesa cerca de 12 g . Tem um bico preto longo e curvo . Assim como as demais espécies de seu gênero, apresenta um dimorfismo sexual muito pronunciado .
O macho é roxo com asas com bordas pretas e pernas amarelas brilhantes. Fêmeas e imaturos têm dorso verde e verde com listras amareladas na parte inferior.
A garganta é bronzeada e eles têm uma faixa azul em ambos os lados do bico. A chamada é um ” zrií ” agudo . A subespécie Trinidad C. c. longirostris tem um bico maior do que as variedades continentais.
Habitat do saí-de-perna-amarela
É amplamente distribuído em toda a Bacia Amazônica e no Escudo das Guianas , do sul e sudeste da Colômbia, sul e leste da Venezuela, Guiana , Suriname , Guiana Francesa , leste do Equador, leste do Peru, até o oeste da Bolívia e em quase todo o Amazônia brasileira do sul ao extremo oeste do Pantanal .
Distribui-se também ao longo da Cordilheira Costeira Venezuelana e em Trinidad (algumas aves, possivelmente introduzidas, foram registradas em Tobago ), no sopé dos Andes .
Do oeste da Venezuela ao leste da Colômbia, e na encosta do Pacífico do extremo leste do Panamá, oeste da Colômbia ao sudoeste do Equador.
Esta espécie é amplamente distribuída e frequentemente comum em seus habitats naturais : copa e bordas de florestas úmidas e clareiras de terras baixas adjacentes até 1.200 m de altitude , embora tenha sido encontrada em altitudes de até 2.300 m.
É uma espécie que habita o dossel, mas também aparece em plantações de cacau e citros .
Reprodução do saí-de-perna-amarela
A fêmea constrói um ninho do tamanho de um copo pequeno em uma árvore e incuba dois ovos marrons com manchas brancas por duas semanas.
Alimentação do saí-de-perna-amarela
O Saí-de-perna-amarela alimenta-se de néctar (principalmente bromélias e flores semelhantes, às quais o formato do bico se adapta perfeitamente ), bagas e insetos , principalmente na copa.
Comportamento do saí-de-perna-amarela
Gosta principalmente das terras baixas; geralmente não atinge altitudes de 1.000 metros acima do nível do mar , mas já foi notado a uma altitude de 2.300 metros.
Habitante de copas de 10 a 15 metros de altura; também pode sobreviver em plantações de cacau e frutas cítricas . Gosta de árvores cheias de epífitos e musgos.
Vive em pequenos grupos, alimenta-se principalmente de néctar , mas complementa sua dieta com bagas e insetos .