O saí verde ( Chlorophanes spiza ) é uma espécie de passeriforme da família Thraupidae , único membro do gênero Chlorophanes .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Distribui-se amplamente do sul do México ( Oaxaca ), passando por Belize , Guatemala , Honduras , Nicarágua , Costa Rica , Panamá , norte da Colômbia.
Leste ao longo das montanhas costeiras da Venezuela e Trinidad , sul ao longo da encosta do Pacífico , do oeste da Colômbia, oeste do Equador .
Características do saí verde
A saí verde mede cerca de 14 cm de comprimento e pesa cerca de 17 g . Em geral, é uma ave de bico longo, forte e curvo, com a mandíbula inferior amarela e a superior escura.
A cauda é relativamente curta e as pernas são cinza. Esta espécie tem marcado dimorfismo sexual . O macho tem plumagem principalmente azul-esverdeada com cabeça preta (exceto na nuca e na garganta).
A cauda e as asas são escuras, mas com penas com franjas verdes. O olho é vermelho. As fêmeas e os espécimes jovens têm plumagem completamente verde, amarelada nas partes ventrais. O olho das fêmeas é mais escuro que o dos machos.
Habitat do saí verde
Distribui-se amplamente do sul do México ( Oaxaca ), passando por Belize , Guatemala , Honduras , Nicarágua , Costa Rica , Panamá , norte da Colômbia , leste ao longo das montanhas costeiras da Venezuela e Trinidad , sul ao longo da encosta do Pacífico , do oeste da Colômbia, oeste do Equador .
Ao extremo noroeste do Peru ; pela encosta oriental dos Andes do oeste da Venezuela e Colômbia; em toda a bacia amazônica eescudo guianense , do sul e leste da Colômbia, leste do Equador, leste do Peru.
Norte da Bolívia , sul e leste da Venezuela, Guiana , Suriname , Guiana Francesa , quase toda a Amazônia brasileira ; e uma população isolada na costa leste do Brasil (do nordeste ao sul).
Esta espécie é amplamente disseminada e geralmente comum em seus habitats naturais : copa e bordas de florestas úmidas e florestas secundárias adjacentes e clareiras, principalmente abaixo de 1.200 m de altitude , mas atingindo até 2.300 m nos Andes colombianos.
Reprodução do saí verde
A fêmea do saí verde constrói um pequeno ninho no topo de uma árvore e incuba ovos marrom-esbranquiçados por 13 dias.
Alimentação do saí verde
O saí verde é menos dependente de néctar do que as espécies do gênero Cyanerpes , sendo seus principais alimentos frutas (60%), néctar (20%) e insetos (15%).
Canto do saí verde
O canto do saí verde e apenas um chamado uma simples nota repetidas vezes “tsip, tsip, tsip,tsip” .